Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPINTO, I. O. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0191819435834903pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.pt_BR
dc.date.issued2021-10-20
dc.description.abstractThe research here raises the proposal to understand the teaching of geography with students from the countryside in an educational unit in the District of Galante, belonging to the city of Campina Grande / PB. For this we remember that the education in the countryside is a great challenge in the Brazilian educational context, which is always concerned with an education aimed at meeting the needs of the hegemonic power, preparing students for the job market, thus ignoring experiences and singularities of the agrarian way of life. In this sense, the teaching of geography has a great contribution to go against this educational model that remove the protagonism of students, because spatial concepts can favor an understanding of the world from a critical perspective that values the place and respects the knowledge of the countryside. In view of this, we have the objective of this work to analyze if the teaching of Geography favored the education of the countryside in the District of Galante, through the study of the environment. For this purpose, we carried out participant research within the scope of the Pedagogical Residency program and applied questionnaires to teachers from the partner school of the program. We verified that the study of the environment can be a pedagogical instrument capable of enabling broader relationships between students and the object of geographic study, including those from the countryside. Besides, we identified the need for training for teachers at the school we investigated, since even though it is a countryside school, it has not been experiencing pedagogical practices that respect the rural origins of most of the school's students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
dc.date.accessioned2021-12-23T12:13:08Z
dc.date.available2021-12-23
dc.date.available2021-12-23T12:13:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectPráticas emancipadoras - educaçãopt_BR
dc.subjectDistrito de Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEscola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectLugar e paisagempt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectHistórico da Educação do Campo no Brasilpt_BR
dc.subjectEducação Ruralpt_BR
dc.subjectFotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectMiddle studypt_BR
dc.subjectEmancipating practices - educationpt_BR
dc.subjectDistrict of Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectMonsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectFull-time Citizen Schoolpt_BR
dc.subjectPlace and landscapept_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectHistory of Countryside Education in Brazilpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectPhotos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPINTO, Igor Oseias Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice.pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IGOR OSEIAS FERREIRA PINTO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfIgor Oseias Ferreira Pinto - TCC Monografia Lic Geografia 2021.1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.