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dc.creator.IDSANTOS, J. L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789863407440378pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Angélica Mara de Lima.-
dc.contributor.referee1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.referee2VALE, Lucas Medeiros de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDVALE, L. M. A.pt_BR
dc.description.resumoA Geografia, enquanto disciplina escolar, por tempos foi estigmatizada como que enrijecida dentro de um modelo tradicional pautado em práticas mnemônuicas. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento desse estereótipo indesejado, o que corrobora com as produções de Almeida (1987), Dias (2013) e Breda (2015). Especialmente quando tais práticas correlacionam-se à tecnologias e o meio digital, agregando interação, atratividade e maior imersão na dinâmica de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo central analisar jogos geográficos digitais, considerando o histórico da Educação Lúdica e seu atual cenário de aproximação para com o meio digital. Para tanto, foi realizada uma inicial retomada teórica, conceitual e histórica da Educação, a fim de estabelecer os principais perfis de aproximação para com o universo lúdico em prol do desenvolvimento da Educação Lúdica. Sequencialmente foi realizado um levantamento, apresentações e reflexões relativas ao perfil digital da Educação Lúdica, bem como de jogos pedagógicos digitais em Geografia disponibilizados tanto em plataformas de jogos digitais quanto em sites voltados a oferta de jogos pedagógicos digitais. Através dessa linha procedimental foi possível notar a dificuldade que apreende a busca por jogos pedagógicos digitais através de plataformas que não são voltadas a recursos desse específico perfil, bem como na predominância de uma estrutura muito semelhante dentre os recursos levantados, geralmente sob o formato de jogo para computador, com usabilidade para download, de abordagem mnemônica e em dinâmicas de perguntas e respostas. Com a particularidade de que também foram levantados consistentes exemplos de dinâmicas muito interessantes de modelos de jogos digitais de abordagem aplicada aos conhecimentos e muito particular perfil objetivado ao ensino de vários conteúdos da disciplina. Para além da apresentação, análise e categorização dos recursos, as iniciativas de renovação dessa base material representam um fenômeno de tamanha notoriedade no sentido de manter viva e cambiante a prática pedagógica em Geografia que tais recursos por si só enriquecem grandemente o ensino geográfico, e mais ainda quando há diversidade de perfis dentro dessa linha de recursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleJogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractGeography, as a school subject, has for some time been stigmatized as if it were rigidified within a traditional model based on mnemonic practices. Integrating it with a playful didactic approach apprehends a significant activity to break this unwanted stereotype, which corroborates the productions of Almeida (1987), Dias (2013) and Breda (2015). Especially when such practices are correlated to technologies and the digital environment, adding interaction, attractiveness and greater immersion in the learning dynamics. In this sense, the main objective of the present work was to analyze digital geographic games, considering the history of Ludic Education and its current approach to the digital environment. For that, an initial theoretical, conceptual and historical retake of Education was carried out, in order to establish the main profiles of approximation with the ludic universe in favor of the development of Ludic Education. Sequentially, a survey, presentations and reflections were carried out regarding the digital profile of Playful Education, as well as digital pedagogical games in Geography available both on digital game platforms and on websites aimed at offering digital pedagogical games. Through this procedural line, it was possible to notice the difficulty that seizes the search for digital pedagogical games through platforms that are not focused on resources of this specific profile, as well as the predominance of a very similar structure among the resources raised, usually under the game format for computer, with usability for download, mnemonic approach and dynamic based on questions and answers. With the particularity that consistent examples were also raised of very interesting dynamics of digital game models with an applied approach to knowledge and a very particular profile aimed at teaching various contents of the discipline. In addition to the presentation, analysis and categorization of resources, the initiatives for the renewal of this material base represent a phenomenon of such notoriety in the sense of keeping alive and changing the pedagogical practice in Geography that such resources alone greatly enrich geographic teaching, and more even when there is a diversity of profiles within this line of resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760-
dc.date.accessioned2021-12-23T18:12:59Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2021-12-23T18:12:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectJogos digitais e educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais e educaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAbordagem lúdicapt_BR
dc.subjectLudismo e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectLúdico e Geografiapt_BR
dc.subjectJogos geográficos digitaispt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectDigital games and educationpt_BR
dc.subjectDigital technologies and educationpt_BR
dc.subjectTeaching gamespt_BR
dc.subjectPlayful approachpt_BR
dc.subjectLuddism and Geography Teachingpt_BR
dc.subjectPlay and Geographypt_BR
dc.subjectDigital geographic gamespt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Joanna Luísa Barros dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital games in teaching Geography: the history of playful education and current challenges.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Joanna Luísa Barros dos. Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade. 2021. 112f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

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