Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22765
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492274473098099pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, T. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9538173764418419pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee2TARTAGLIA, Leandro Riente da Silva.
dc.description.resumoA manifestação a partir de escritos e gravuras em paredes decorre dos primórdios da civilização. Ao analisar, especificamente, a questão da poluição visual, e seguindo a lógica da estética e o uso do espaço urbano, põe-se em pauta uma reflexão sobre a legalização dos materiais publicitários expostos em muros, prédios, postes, outdoors, letreiros, etc., uma vez que estes também causam impacto na paisagem urbana. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a disputa da paisagem cotidiana entre Pixação e Publicidade, em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto, principal via de acesso municipal até o centro da cidade, ligando alguns bairros importantes, entre eles os bairros de Santa Rosa; Centenário e Centro, em Campina Grande-PB. Para tanto foi utilizado uma metodologia de caráter descritivo e exploratório, com uso de entrevistas e análise de imagens, mediante um estudo de caso. Para fim, adentrei nesse conflito existente e contraditório entre sujeitos (pixadores e pintores de muros/letreiros) na paisagem campinense, disputas que caracterizaram uma territorialidade estética no espaço urbano de cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleFazer marketing ou publicar um pixo? As contradições da paisagem em um recorte da Avenida Floriano Peixoto em Campina Grande / PB.pt_BR
dc.date.issued2020
dc.description.abstractThe manifestation of writings and engravings on the walls comes from the beginning of civilization. By analyzing, specifically, the issue of visual pollution, and following the logic of aesthetics and the use of urban space, a reflection is proposed on the legalization of advertising materials displayed on walls, buildings, poles, billboards, signs. , etc. ., since they also impact the urban landscape. Therefore, this research has the general objective: To analyze the dispute of the daily landscape between Pixação and Advertising, in a section of Avenida Marechal Floriano Peixoto, the main municipal access road to the city center, connecting some important neighborhoods, among them. Santa Rosa; Centenario y Centro, in Campina Grande-PB. For this, a descriptive and exploratory methodology was used, through interviews and image analysis, through a case study. Finally, I entered this existing and contradictory conflict between subjects (pixers and wall / sign painters) in the Campinas countryside, disputes that characterized an aesthetic territoriality in the urban space of the city.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22765
dc.date.accessioned2021-12-23T19:20:53Z
dc.date.available2021-12-23
dc.date.available2021-12-23T19:20:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPixaçãopt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectAvenida Floriano Peixoto - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPoluição visualpt_BR
dc.subjectPublicidade urbanapt_BR
dc.subjectEstética urbanapt_BR
dc.subjectPixationpt_BR
dc.subjectGraphitept_BR
dc.subjectUrban artpt_BR
dc.subjectUrban geographypt_BR
dc.subjectUrban landscapept_BR
dc.subjectVisual pollutionpt_BR
dc.subjectUrban advertisingpt_BR
dc.subjectUrban aestheticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Michel Leite.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMarketing or publishing a pixo? The contradictions of the landscape in a section of Avenida Floriano Peixoto in Campina Grande / PB.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Michel Leite. Fazer marketing ou publicar um pixo? As contradições da paisagem em um recorte da Avenida Floriano Peixoto em Campina Grande / PB. 2020. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22765pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHEL LEITE NASCIMENTO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2020.pdfMichel Leite Nascimento - TCC Monografia Lic Geografia CH 2020.1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.