Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769
Title: Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG.
Other Titles: Initial teacher training and inclusive experiences in the Geography Course at UFCG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Polyana Pereira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ONOFRE, Eduardo Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Erimágna de Morais.
Keywords: Formação docente - Geografia;Curso de Geografia - UFCG CH;Professores de Geografia - formação;Extensão universitária;Inclusão;Instituto dos Cegos de Campina Grande - PB;Educação inclusiva;Educação especial;Pesquisa ação;Deficiência visual;Deficiência auditiva;Cegos - educação;Surdos - educação;Pessoa portadora de deficiência visual;Pessoa portadora de deficiência auditiva;Devificente visual;Deficiente auditivo;Teacher training - Geography;Geography Course - UFCG CH;Geography Teachers - training;University Extension;Inclusion;Campina Grande Institute of the Blind - PB;Inclusive education;Special education;Action research;Visual impairment;Hearing deficiency;Blind - education;Deaf - education;Visually impaired person;Hearing impaired person;Visual deficient;Hearing impaired
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Polyana Pereira da. Formação docente inicial e experiências inclusivas no Curso de Geografia da UFCG. 2021. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho versa sobre a formação inclusiva e a contribuição da extensão na formação dos estudantes do curso de licenciatura em geografia da Universidade Federal de Campina Grande. A inclusão das pessoas no espaço escolar depende de ambiente e materiais pedagógicos adaptados, mas principalmente de profissionais capacitados. Neste sentido, partimos dos seguintes questionamentos: os futuros docentes e, especificamente, aqueles da área de Geografia estão preparados para atender estas pessoas? Qual o papel da extensão universitária na construção dessa formação? A partir desta problematização tomou-se como objetivo geral analisar de que forma ocorreu a formação docente inicial, na perspectiva inclusiva, dos licenciandos de Geografia através do projeto de extensão “Oficinas utilizando o livro falado de literatura e geografia para estudantes com deficiência visual”. E de forma mais específica: identificar como a educação especial, na perspectiva inclusiva, foi se consolidando a partir dos aportes legais e como a formação docente foi tratada neste contexto; entender características dos estudantes com deficiências participantes do projeto e verificar de que forma o projeto de extensão vivenciado contribuiu para a formação inicial inclusiva dos licenciandos de Geografia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa participante, além de aplicar questionários com os participantes do projeto e utilizar fotografias. A partir da análise dos resultados, conclui-se que o projeto supracitado oportunizou formação inclusiva para os futuros docentes de Geografia e que se não fosse através dele, os extensionistas teriam poucas oportunidades ou não teriam vivenciado a educação inclusiva na prática. Diante desses resultados faz-se necessários aprofundar as discussões e ampliar essas práticas no curso de licenciatura de Geografia da UFCG, porque mesmo tendo sido acrescida uma disciplina que trata dessa temática na Grade Curricular nova do curso, ainda não é suficiente para atender tal demanda formativa dos licenciandos.
Abstract: This work deals with the inclusive training and the contribution of university extension programs in the graduation course of geography of Universidade Federal de Campina Grande. The inclusion of disabled people in scholar space depends on the environment and adapted teaching materials, but mostly on capable professionals. Therefore, we started questioning the following: are the future teachers and, specifically, those from geography course, prepared to attend this people? What is the role of geography extension courses in preparing the graduates? From this problematization emerged our main goal that points to assess how structured was the geography graduates’ college program about inclusive needs through the extension program entitled “Workshops using literature and geography audio books for visually impaired students”. Furthermore, this paper aims: to identify how inclusive education had been consolidated by legal contributions and how the teachers’ graduations were impacted; to understand the characteristics of the visually impaired participating students; and verify in which way the extension program contributed to the graduates’ inclusive formation. The chosen methodology was the qualitative, using the participant research to apply surveys to the project participants. The analysis of the outcomes led us to conclude that the aforementioned project provided opportunities to the graduates and, if not for it, the extensionists would have had few chances or would not have had chances at all to experience the practice of inclusive education. Given these results, it becomes necessary to deepen the discussions and broaden such practices in geography graduation degree of UFCG, because even though a new discipline that deals with the subject was added to the curriculum, it is still not enough to attend the demand of the graduates.
Keywords: Formação docente - Geografia
Curso de Geografia - UFCG CH
Professores de Geografia - formação
Extensão universitária
Inclusão
Instituto dos Cegos de Campina Grande - PB
Educação inclusiva
Educação especial
Pesquisa ação
Deficiência visual
Deficiência auditiva
Cegos - educação
Surdos - educação
Pessoa portadora de deficiência visual
Pessoa portadora de deficiência auditiva
Devificente visual
Deficiente auditivo
Teacher training - Geography
Geography Course - UFCG CH
Geography Teachers - training
University Extension
Inclusion
Campina Grande Institute of the Blind - PB
Inclusive education
Special education
Action research
Visual impairment
Hearing deficiency
Blind - education
Deaf - education
Visually impaired person
Hearing impaired person
Visual deficient
Hearing impaired
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22769
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLYANA PEREIRA DA SILVA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2021.pdfPolyana Pereira da Silva - TCC Monografia Lic Geografia CH 2021.760.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.