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Title: A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1° ano do ensino fundamental, através de recursos táteis.
Other Titles: The appropriation of geographical knowledge by visually impaired children in the 1st year of elementary school, through tactile resources.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Annamaria da Rocha.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação inclusiva;Recursos táteis;Deficientes visuais - ensino de Geografia;Crianças com deficiência visual;Educação especial;Apropriação dos conhecimentos geográficos;Deficiência visual;Espaço escolar;Teaching geography;Inclusive education;Tactile features;Visually impaired - teaching Geography;Visually impaired children;Special education;Appropriation of geographic knowledge;Visual impairment;School space
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Annamaria da Rocha. A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental, através de recursos táteis. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão encontra-se enfatizada nas legislações e nas propostas educacionais brasileiras, mas na realidade ainda precisa se realizar de fato, pois os estudantes com deficiências continuam sendo excluídos dos seus direitos básicos, entre eles os educacionais. Por isso, o trabalho, aqui apresentado, tem como objetivo analisar como as crianças com deficiência visual do 1° ano da Escola Augusto dos Anjos se apropriam dos conhecimentos geográficos. Para este estudo utilizamos a metodologia qualitativa e a pesquisa participante, pois a mesma ocorreu concomitante ao Projeto de Extensão: Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual. Entre os resultados identificamos que os materiais táteis são importantes, mas não são suficientes para a conceituação espacial dos estudantes com deficiência visual. Como também, que os profissionais das salas de aula e do Atendimento Educacional Especializado precisam de formação específica no campo geográfico. Além disso, as políticas públicas deveriam garantir quantidade suficiente de profissionais de apoio individualizado para os estudantes com deficiências, menor quantidade de alunos por sala e outras condições estruturais, para que as necessidades educativas especiais daqueles segmentos fossem respeitadas e a inclusão ocorresse de fato, e não apenas de direito.
???metadata.dc.description.resumen???: La inclusión es enfatizada en la legislación brasileña y en las propuestas educativas, pero en realidad aún necesita ser realizada, una vez que los alumnos con deficiencias continúan siendo excluidos de sus derechos básicos, incluso educativos. Por lo tanto, el trabajo, presentado aquí, pretende analizar cómo los niños con discapacidad visual del 1º año de la Escola Estadual Augusto dos Anjos se apropian del conocimiento geográfico. Para este estudio, utilizamos la metodología cualitativa y la investigación participante, una vez que ocurrió concomitante al Proyecto de Extensión: Talleres de Geografía para estudiantes con visión y deficiencia visual. Entre los resultados, identificamos que los materiales táctiles son importantes, pero no son suficientes para la construcción espacial de estudiantes con discapacidad visual, así como, los profesionales de las aulas y de la Atención Educativa Especializada, necesitan formación específica en el campo geográfico. Además, las políticas públicas deben garantizar un número suficiente de profesionales de soporte individualizado para estudiantes con discapacidad, menos alumnos por sala y otras condiciones estructurales, de modo que las necesidades educativas especiales de esos segmentos sean respetadas y la inclusión ocurra de hecho, y no sólo de derecho.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação inclusiva
Recursos táteis
Deficientes visuais - ensino de Geografia
Crianças com deficiência visual
Educação especial
Apropriação dos conhecimentos geográficos
Deficiência visual
Espaço escolar
Teaching geography
Inclusive education
Tactile features
Visually impaired - teaching Geography
Visually impaired children
Special education
Appropriation of geographic knowledge
Visual impairment
School space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773
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