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dc.creator.IDBARBOSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoA inclusão encontra-se enfatizada nas legislações e nas propostas educacionais brasileiras, mas na realidade ainda precisa se realizar de fato, pois os estudantes com deficiências continuam sendo excluídos dos seus direitos básicos, entre eles os educacionais. Por isso, o trabalho, aqui apresentado, tem como objetivo analisar como as crianças com deficiência visual do 1° ano da Escola Augusto dos Anjos se apropriam dos conhecimentos geográficos. Para este estudo utilizamos a metodologia qualitativa e a pesquisa participante, pois a mesma ocorreu concomitante ao Projeto de Extensão: Oficinas de Geografia para estudantes videntes e com deficiência visual. Entre os resultados identificamos que os materiais táteis são importantes, mas não são suficientes para a conceituação espacial dos estudantes com deficiência visual. Como também, que os profissionais das salas de aula e do Atendimento Educacional Especializado precisam de formação específica no campo geográfico. Além disso, as políticas públicas deveriam garantir quantidade suficiente de profissionais de apoio individualizado para os estudantes com deficiências, menor quantidade de alunos por sala e outras condições estruturais, para que as necessidades educativas especiais daqueles segmentos fossem respeitadas e a inclusão ocorresse de fato, e não apenas de direito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1° ano do ensino fundamental, através de recursos táteis.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773-
dc.date.accessioned2021-12-23T20:22:01Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2021-12-23T20:22:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRecursos táteispt_BR
dc.subjectDeficientes visuais - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectApropriação dos conhecimentos geográficospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTactile featurespt_BR
dc.subjectVisually impaired - teaching Geographypt_BR
dc.subjectVisually impaired childrenpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAppropriation of geographic knowledgept_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Annamaria da Rocha.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe appropriation of geographical knowledge by visually impaired children in the 1st year of elementary school, through tactile resources.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Annamaria da Rocha. A apropriação dos conhecimentos geográficos por crianças com deficiência visual do 1o ano do ensino fundamental, através de recursos táteis. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22773pt_BR
dc.description.resumenLa inclusión es enfatizada en la legislación brasileña y en las propuestas educativas, pero en realidad aún necesita ser realizada, una vez que los alumnos con deficiencias continúan siendo excluidos de sus derechos básicos, incluso educativos. Por lo tanto, el trabajo, presentado aquí, pretende analizar cómo los niños con discapacidad visual del 1º año de la Escola Estadual Augusto dos Anjos se apropian del conocimiento geográfico. Para este estudio, utilizamos la metodología cualitativa y la investigación participante, una vez que ocurrió concomitante al Proyecto de Extensión: Talleres de Geografía para estudiantes con visión y deficiencia visual. Entre los resultados, identificamos que los materiales táctiles son importantes, pero no son suficientes para la construcción espacial de estudiantes con discapacidad visual, así como, los profesionales de las aulas y de la Atención Educativa Especializada, necesitan formación específica en el campo geográfico. Además, las políticas públicas deben garantizar un número suficiente de profesionales de soporte individualizado para estudiantes con discapacidad, menos alumnos por sala y otras condiciones estructurales, de modo que las necesidades educativas especiales de esos segmentos sean respetadas y la inclusión ocurra de hecho, y no sólo de derecho.pt_BR
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ANNAMARIA DA ROCHA BARBOSA - TCC MONOGRAFIA ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfAnnamaria da Rocha Barbosa - TCC Monografia Esp. Análise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017639.11 kBAdobe PDFView/Open


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