Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
Title: Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Literacy for the map in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Elaine Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Sônia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Marlene Macário de.
Keywords: Ensino de Geografia;Cartografia;Geografia escolar;Noções de espaço;Alfabetização para o mapa;Geografia no ensino fundamental;Compreensão cartográfica;Mapas e ensino de Geografia;Alfabetização cartográfica;Teaching geography;Cartography;School geography;Notions of space;Literacy for the map;Geography in elementary school;Cartographic understanding;Maps and Geography Education;Cartographic literacy
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
???metadata.dc.description.resumo???: No cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço.
Abstract: In the daily life we constantly use cartographic knowledge in several activities like in the maritime navegation and in aviation or in a route definition to be crossed in the city or in the fiel by people in its daily activities therefore, there´s the necessity of do a cartographic language in the schools since the initial series to occur, since early the development of the notions of space and representation by children.However, he geal of this project is to analyze the cartographic compehen of the students in the school. As result of this, was developed a research at Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda school located in the city of Queimadas/PB. In this research were analized three points the description of a map as a cartographic product exercise of citizenship and the literacy in the early years of elementary school the used methodology was exploration research qualitative character, characterized as a case study in wich the data was collected though questionnaires institution in the classes researched. From de results it was found the level of and teachers working conditions as wele as the cartographic sense of students. Like this, it was conclude that the low level of teacher training, combined with lack of didactic material is interfering directly on training, combined with lack of didactic material is interfering directly on student learning, that in tuin they have shown low level of learning about seizure and the notion representation of space.
Keywords: Ensino de Geografia
Cartografia
Geografia escolar
Noções de espaço
Alfabetização para o mapa
Geografia no ensino fundamental
Compreensão cartográfica
Mapas e ensino de Geografia
Alfabetização cartográfica
Teaching geography
Cartography
School geography
Notions of space
Literacy for the map
Geography in elementary school
Cartographic understanding
Maps and Geography Education
Cartographic literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE LUNA GONÇALVES - TCC MONOGRAFIA ESP. ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2015.pdfElaine Luna Gonçalves - TCC Monografia Esp. Analise Reg. e Ens. Geografia 2015.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.