Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, A. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, P. S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Sônia Maria de.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Marlene Macário de.
dc.description.resumoNo cotidiano se utiliza constantemente os conhecimentos cartográficos nas mais diversas, simples ou complexas atividades, seja na navegação marítima e na aviação ou na definição de um percurso a ser percorrido na cidade ou no campo por pessoas em suas atividades corriqueiras. Sendo assim, há a necessidade de se trabalhar a linguagem cartográfica nas escolas desde as séries iniciais para que ocorra, desde cedo, o desenvolvimento das noções de espaço e de sua representação pelas crianças. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão cartográfica dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda, localizada na cidade de Queimadas/PB. Na pesquisa foram analisados três pontos: a caracterização do mapa como um produto cartográfico, a importância da alfabetização cartográfica para o exercício da cidadania e a alfabetização para o mapa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, caracterizada como um estudo de caso, na qual os dados foram coletados através da aplicação de questionários, com os alunos, e entrevistas, com os professores da instituição, nas quatro turmas do 2°, 3°, 4° e 5° anos. A partir dos resultados obtidos se constatou o nível de formação e as condições de trabalho dos professores bem como a noção cartográfica dos aprendizes. Assim, conclui-se que o baixo nível de formação dos professores, aliado à falta do material didático, é o que interfere diretamente no aprendizado dos alunos, que, por sua vez, apresentam baixo nível de aprendizagem sobre a apreensão e a representação da noção de espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleAlfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractIn the daily life we constantly use cartographic knowledge in several activities like in the maritime navegation and in aviation or in a route definition to be crossed in the city or in the fiel by people in its daily activities therefore, there´s the necessity of do a cartographic language in the schools since the initial series to occur, since early the development of the notions of space and representation by children.However, he geal of this project is to analyze the cartographic compehen of the students in the school. As result of this, was developed a research at Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Miranda school located in the city of Queimadas/PB. In this research were analized three points the description of a map as a cartographic product exercise of citizenship and the literacy in the early years of elementary school the used methodology was exploration research qualitative character, characterized as a case study in wich the data was collected though questionnaires institution in the classes researched. From de results it was found the level of and teachers working conditions as wele as the cartographic sense of students. Like this, it was conclude that the low level of teacher training, combined with lack of didactic material is interfering directly on training, combined with lack of didactic material is interfering directly on student learning, that in tuin they have shown low level of learning about seizure and the notion representation of space.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774
dc.date.accessioned2021-12-23T20:23:50Z
dc.date.available2021-12-23
dc.date.available2021-12-23T20:23:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectNoções de espaçopt_BR
dc.subjectAlfabetização para o mapapt_BR
dc.subjectGeografia no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCompreensão cartográficapt_BR
dc.subjectMapas e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectNotions of spacept_BR
dc.subjectLiteracy for the mappt_BR
dc.subjectGeography in elementary schoolpt_BR
dc.subjectCartographic understandingpt_BR
dc.subjectMaps and Geography Educationpt_BR
dc.subjectCartographic literacypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Elaine Luna.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy for the map in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Elaine Luna. Alfabetização para o mapa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22774pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE LUNA GONÇALVES - TCC MONOGRAFIA ESP. ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2015.pdfElaine Luna Gonçalves - TCC Monografia Esp. Analise Reg. e Ens. Geografia 2015.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.