Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
Title: Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização?
Other Titles: Geography Curriculum and contemporaneity: what is the issue of regionalization of the Brazilian space in the context of globalization?
???metadata.dc.creator???: COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Sonia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Currículo de Geografia;Geografia escolar;Espaço brasileiro;Regionalização do espaço brasileiro;Globalização;Ensino Médio - Geografia;Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia;Região;Conceito de região - Geografia;Regionalização do Brasil;Teaching geography;Geography Curriculum;School geography;Brazilian space;Regionalization of Brazilian space;Globalization;High School - Geography;National Curriculum Parameters - Geography;Region;Region concept - Geography;Brazil regionalization
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Bárbara Cardinale Policarpo. Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
???metadata.dc.description.resumo???: A abordagem regional sempre esteve presente nas elaborações curriculares da Geografia Escolar. Na contemporaneidade, o processo de Globalização e as mudanças que foram promovidas na educação brasileira, que visaram adequá-la a esse processo, materializaram-se nas propostas curriculares nacionalmente unificadas para o Ensino Médio, cuja expressão são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos quais se incluem a Geografia Escolar. Partindo dessa premissa, as questões que guiam este estudo são: Como fica a questão da abordagem regional do espaço brasileiro no ensino de Geografia no contexto da globalização? Com a Globalização, o conceito de região desaparece dos currículos da Geografia ensinada no Ensino Médio? Se o conceito desaparece, quais as implicações para a formação dos alunos brasileiros nessa etapa do ensino básico? Que proposta de regionalização melhor deve ser ensinada nas escolas frente aos processos do mundo contemporâneo? Para respondermos essas interrogações nos valemos das metodologias da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, que tomaram o PCN de Geografia para o Ensino Médio como documento de análise. Por outro lado, ao tecer reflexões no campo da teoria e dos conceitos que estruturam esse documento, o estudo se constitui como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultado final, a investigação revelou que, na proposta curricular de Geografia dos PCN para o Ensino Médio, o conceito de região não aparece e, consequentemente, não se propõe uma regionalização do espaço brasileiro. Assim, o documento parece aceitar a ideia de que as regiões se dissolvem frente ao processo da Globalização. Por fim, isso traz prejuízos enormes para a formação dos estudantes, uma vez que se compreende que a região, mesmo com a globalização, não desaparece e se manifesta, muitas vezes, em outras categorias de análise utilizadas pela Geografia. Por outro lado, salienta-se que a Globalização não é capaz de homogeneizar todo o espaço. Ao contrário, ela sobrevive e reforça as diferenciações espaciais, o que torna a região e a regionalização mais que atuais na contemporaneidade.
Abstract: The regional approach has always been present in the curricular components of School Geography. With Globalization and the resulting challenges in Brazilian education, there have been changes in the nationally unified curricular proposals for High School, whose expression is the National Curricular Parameters (NCP), which includes School Geography. In this sense, the main questions in this study are: How does the regional approach of the Brazilian space in the teaching of Geography in globalized world? With Globalization, the concept of region disappears from the curricula of Geography taught in High School? If the concept disappears, what are the implications for the training of Brazilian students? Which regionalization proposal is best suited to the processes of the contemporary world in schools? In order to answer these questions, we use the methodologies of bibliographic research and documentary analysis, which took the NPC of Geography for High School as a document of analysis. In the theoretical conceptual framework, the study constitutes a qualitative research approach. As a final result, the investigation revealed that, in the curriculum proposal of Geography NCPs for High School, the concept of region does not appear and, consequently, does not include a regionalization of Brazilian space. In this way, the document legitimizes the idea that regions do not remain in the face of the Globalization process, which is a loss for Brazilian students. On the contrary, it is verified that the region, although mitigated nowadays, does not disappear and is manifested in other categories of analysis. On the other hand, it is emphasized that Globalization is not able to homogenize the whole space. Actually, It reinforces the spatial differentiations, which makes the region and regionalization more present in contemporaneity.
Keywords: Ensino de Geografia
Currículo de Geografia
Geografia escolar
Espaço brasileiro
Regionalização do espaço brasileiro
Globalização
Ensino Médio - Geografia
Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia
Região
Conceito de região - Geografia
Regionalização do Brasil
Teaching geography
Geography Curriculum
School geography
Brazilian space
Regionalization of Brazilian space
Globalization
High School - Geography
National Curriculum Parameters - Geography
Region
Region concept - Geography
Brazil regionalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BÁRBARA CARDINALE POLICARPO COSTA - TCC MON. ESP. ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfBárbara Cardinale Policarpo Costa - TCC Monografia Esp. Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.