Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, B. C. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0136755975465074pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, P. S. Cpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee2IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.description.resumoA abordagem regional sempre esteve presente nas elaborações curriculares da Geografia Escolar. Na contemporaneidade, o processo de Globalização e as mudanças que foram promovidas na educação brasileira, que visaram adequá-la a esse processo, materializaram-se nas propostas curriculares nacionalmente unificadas para o Ensino Médio, cuja expressão são os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nos quais se incluem a Geografia Escolar. Partindo dessa premissa, as questões que guiam este estudo são: Como fica a questão da abordagem regional do espaço brasileiro no ensino de Geografia no contexto da globalização? Com a Globalização, o conceito de região desaparece dos currículos da Geografia ensinada no Ensino Médio? Se o conceito desaparece, quais as implicações para a formação dos alunos brasileiros nessa etapa do ensino básico? Que proposta de regionalização melhor deve ser ensinada nas escolas frente aos processos do mundo contemporâneo? Para respondermos essas interrogações nos valemos das metodologias da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, que tomaram o PCN de Geografia para o Ensino Médio como documento de análise. Por outro lado, ao tecer reflexões no campo da teoria e dos conceitos que estruturam esse documento, o estudo se constitui como uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultado final, a investigação revelou que, na proposta curricular de Geografia dos PCN para o Ensino Médio, o conceito de região não aparece e, consequentemente, não se propõe uma regionalização do espaço brasileiro. Assim, o documento parece aceitar a ideia de que as regiões se dissolvem frente ao processo da Globalização. Por fim, isso traz prejuízos enormes para a formação dos estudantes, uma vez que se compreende que a região, mesmo com a globalização, não desaparece e se manifesta, muitas vezes, em outras categorias de análise utilizadas pela Geografia. Por outro lado, salienta-se que a Globalização não é capaz de homogeneizar todo o espaço. Ao contrário, ela sobrevive e reforça as diferenciações espaciais, o que torna a região e a regionalização mais que atuais na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleCurrículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização?pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe regional approach has always been present in the curricular components of School Geography. With Globalization and the resulting challenges in Brazilian education, there have been changes in the nationally unified curricular proposals for High School, whose expression is the National Curricular Parameters (NCP), which includes School Geography. In this sense, the main questions in this study are: How does the regional approach of the Brazilian space in the teaching of Geography in globalized world? With Globalization, the concept of region disappears from the curricula of Geography taught in High School? If the concept disappears, what are the implications for the training of Brazilian students? Which regionalization proposal is best suited to the processes of the contemporary world in schools? In order to answer these questions, we use the methodologies of bibliographic research and documentary analysis, which took the NPC of Geography for High School as a document of analysis. In the theoretical conceptual framework, the study constitutes a qualitative research approach. As a final result, the investigation revealed that, in the curriculum proposal of Geography NCPs for High School, the concept of region does not appear and, consequently, does not include a regionalization of Brazilian space. In this way, the document legitimizes the idea that regions do not remain in the face of the Globalization process, which is a loss for Brazilian students. On the contrary, it is verified that the region, although mitigated nowadays, does not disappear and is manifested in other categories of analysis. On the other hand, it is emphasized that Globalization is not able to homogenize the whole space. Actually, It reinforces the spatial differentiations, which makes the region and regionalization more present in contemporaneity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778
dc.date.accessioned2021-12-27T10:52:58Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2021-12-27T10:52:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCurrículo de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEspaço brasileiropt_BR
dc.subjectRegionalização do espaço brasileiropt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Geografiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - Geografiapt_BR
dc.subjectRegiãopt_BR
dc.subjectConceito de região - Geografiapt_BR
dc.subjectRegionalização do Brasilpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeography Curriculumpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectBrazilian spacept_BR
dc.subjectRegionalization of Brazilian spacept_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectHigh School - Geographypt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameters - Geographypt_BR
dc.subjectRegionpt_BR
dc.subjectRegion concept - Geographypt_BR
dc.subjectBrazil regionalizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Bárbara Cardinale Policarpo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography Curriculum and contemporaneity: what is the issue of regionalization of the Brazilian space in the context of globalization?pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Bárbara Cardinale Policarpo. Currículo de Geografia e a contemporaneidade: como fica a questão da regionalização do espaço brasileiro no contexto da globalização? 2017. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22778pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BÁRBARA CARDINALE POLICARPO COSTA - TCC MON. ESP. ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfBárbara Cardinale Policarpo Costa - TCC Monografia Esp. Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.