Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22780
Title: O ensino-aprendizagem de Geografia a partir do lugar na EJA da Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB.
Other Titles: The teaching-learning of Geography from the place in the EJA of the State Public Network of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Valéria da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VASCONCELOS, Santiago Andrade.
Keywords: Ensino de Geografia;Ensino-aprendizagem de geografia;Geografia - Processo de ensino-aprendizagem;Educação de Jovens e Adultos - Campina Grande - PB;Educação - Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB;Geografia escolar;Currículo;Lugar;Teaching geography;Teaching-learning geography;Geography - Teaching-learning process;Youth and Adult Education - Campina Grande - PB;Education - State Public Network of Campina Grande - PB;School geography;Resume;Place
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Valéria da Silva. O ensino-aprendizagem de Geografia a partir do lugar na EJA da Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB. 2017. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22780
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia passou nas ultimas décadas por uma renovação que lhe conferiu um caráter social, o que lhe trouxe novas reflexões sobre a relação sociedade-natureza. Os reflexos desta nova cara que essa ciência adquiriu são observados tanto no meio acadêmico como na sociedade de maneira geral e nas escolas. Os estudos sobre o conceito de lugar no ensino dessa disciplina destacam a importância de realizarmos uma aproximação entre o que é ensinado e a realidade dos educandos, objetivando contribuir de maneira mais concreta para a formação cidadã do sujeito, possibilitando a este uma compreensão complexa e crítica de sua realidade. Partindo dessas premissas, este trabalho tem por objetivo verificar como o ensino-aprendizagem de Geografia da Rede Pública de ensino de Campina Grande aborda o lugar na EJA. Essa modalidade de ensino é destinada às pessoas que não puderam ter acesso ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio em idade própria ou não tiveram a possibilidade de continuar os seus estudos. Para execução da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento de referências acerca do tema; realização de entrevista com professor de Geografia da EJA do Ensino Fundamental II e aplicação de questionários com alunos da EJA na mesma escola. Entre as abordagens de lugar utilizadas pela Geografia algumas ganham destaque no espaço escolar, entre elas a fenomenológica. Esta não permite a compreensão total do lugar em toda sua complexidade, sendo necessário, para tanto, a utilização da abordagem realizada pela Geografia Critica. Muitas dificuldades são evidenciadas para se trabalhar com o conceito de lugar no ensino da EJA. Isso está relacionado ao engessamento do currículo. Portanto, destacamos a importância da construção de um currículo flexível que permita ao professor a utilização de abordagens mais críticas e não restrinja o estudo do lugar, apenas a etapa inicial do Ensino Fundamental.
Abstract: Geography has passed its last decades through a renovation that gave to it a social profile, and it brought new thoughts about the relation nature-society. The reflexions on this new profile this science got, are studied as well in the academics as in general society and in the schools. The studys about the concept of place on this discipline in education, shows the matter for performing an approach between what is been teached and the reality of the students, in order to contribute more specific to the citizen making of the subject, making available to this one, a more complex and critic comprehention of his reality. From these premises, this paper has for object verifying how the teachinglearning of Geography in Public Schools of Campina Grande has its place in EJA. This genre of teaching is intended for people that didn’t have access to elementary school and high school in proper age or coudn’t continue their studies. To make the search there was made the following methodology steps: survey of references about the matter; interwiew performance with a Geography teacher from EJA in Elementary School II and application of quiestionnaires for students from EJA in the same school. Among the places approaches used by Geography, some are featured in scholar space, one of them, the phenomenological one. This one doesn’t allow the total comprehension of the place in all its complexity, being necessary, therefore, the utilization of the approach applied by Critic Geography. Many difficulties are evidenced for working with place concept on the teaching in EJA. This is related to the plastering of the curriculum. Therefore, we highlight the importance for making a flexible curriculum that allows the teacher to use more critical approaches and that doesn’t narrow the study of the place, just the first stage of Elementary School.
Keywords: Ensino de Geografia
Ensino-aprendizagem de geografia
Geografia - Processo de ensino-aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos - Campina Grande - PB
Educação - Rede Pública Estadual de Campina Grande - PB
Geografia escolar
Currículo
Lugar
Teaching geography
Teaching-learning geography
Geography - Teaching-learning process
Youth and Adult Education - Campina Grande - PB
Education - State Public Network of Campina Grande - PB
School geography
Resume
Place
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22780
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALÉRIA DA SILVA SOUSA - TCC MONOGRAFIA ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfValéria da Silva Sousa - TCC Monografia esp Analise Reg. e ens. de geografia CH 2017.636.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.