Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7649342116154720pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.description.resumoO presente trabalho discute o ensino de Geografia e uma de suas categorias basilares, a paisagem, através do recurso de suporte metodológico de fotografia. Considerando esse conceito, buscamos discutir como a fotografia pode ser usada para leitura de paisagens por alunos do 6º ano do ensino fundamental II da escola Irmão Damião no município de Lagoa Seca-PB. Acerca dessa ideia, como os alunos irão responder ao método de observação de fotografias para lê as paisagens? O trabalho justifica-se pelas possibilidades de agregar aos alunos, conhecimentos acerca da realidade dos mesmos, a partir do conteúdo paisagem, utilizando-se fotografias. Foi feito um levantamento bibliográfico em livros, sites eletrônicos, revistas, a leitura do livro didático do aluno. Fizemos uma aula de campo em torno da escola e aulas discursivas na sala para abordar o conteúdo, bem como, praticamos exercícios de fixação. Entendemos que a prática metodológica de leitura de elementos das paisagens, através de fotografias é positiva, pois traz o real para dentro da sala de aula, onde se pode construir conhecimentos críticos a partir da leitura da paisagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA leitura da paisagem geográfica a partir de fotografias.pt_BR
dc.date.issued2017-12-14
dc.description.abstractThe present work discusses the teaching of Geography and one of its basic categories, the landscape, through the methodological support of photography. Considering this concept, we sought to discuss how photography can be used to read landscapes by students of the 6th grade of elementary school II of the Irmão Damião school in the municipality of Lagoa Seca-PB. About this idea, how will students respond to the method of observing photographs to read the landscapes? The work is justified by the possibilities of adding to the students, knowledge about the reality of the same, from the landscape content, using photographs. A bibliographic survey was made in books, electronic websites, magazines, reading the student textbook. We did a field lesson around the school and discursive classes in the room to address the content, as well as, we practice fixing exercises. We understand that the methodological practice of reading elements of landscapes through photographs is positive, because it brings the real into the classroom, where one can construct critical knowledge from the landscape.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22791
dc.date.accessioned2021-12-27T14:02:20Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2021-12-27T14:02:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPaisagem geográficapt_BR
dc.subjectFotografia como recurso didáticopt_BR
dc.subjectRecurso didático fotografiapt_BR
dc.subjectLeitura de paisagens - fotografiaspt_BR
dc.subjectEscola Irmão Damião - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectLeitura de fotografiaspt_BR
dc.subjectLeitura da paisagempt_BR
dc.subjectFotografia no ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectFotos - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectFotos - Centro Marista Circuito Jovem - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeographic landscapept_BR
dc.subjectPhotography as a teaching resourcept_BR
dc.subjectPhotography teaching resourcept_BR
dc.subjectReading landscapes - photographspt_BR
dc.subjectPhoto Readingpt_BR
dc.subjectlandscape readingpt_BR
dc.subjectPhotography in Geography Teachingpt_BR
dc.subjectPhotos - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectPhotos - Marist Youth Circuit Center - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Edilma da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reading of the geographical landscape from photographs.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Edilma da Silva. A leitura da paisagem geográfica a partir de fotografias. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22791pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILMA DA SILVA SANTOS - TCC ARTIGO ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfEdilma da Silva Santos - TCC Artigo Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.673.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.