Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795
Title: TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais.
Other Titles: ICT's and the teaching of Geography: charting new paths with digital natives.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Hayldon Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Tecnologia e ensino de Geografia;Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's;Educação e tecnologias;Nativos digitais - educação;Professores de Geografia e tecnologias digitais;Jogos eletrônicos;Games epistêmicos;Internet como fonte de pesquisa;Redes sociais;Teaching geography;Technology and teaching of geography;Information and Communication Technologies - ICT's;Education and technologies;Digital natives - education;Geography and Digital Technology Teachers;Electronic games;Epistemic games;Internet as a source of research;Social networks
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Hayldon Pereira. TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do trabalho, aqui apresentado, é analisar sobre o uso das TICs no ensino de Geografia, a partir de propostas com a utilização de algumas destas ferramentas para os nativos digitais, na era do meio técnico-cientifico-informacional. A metodologia baseou-se na pesquisa social, utilizando-se de revisão da literatura, com autores como: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Matar, Pontuschka entre outros e análises de alguns instrumentos tecnológicos como jogos eletrônicos: Pharaoh, , Sim City e notícia veiculada pela televisão, através da divulgação do atentado na França. Verificou-se que os meios técnicos e, principalmente, o técnico-cientifico-informacional vêm se ampliando a partir da lógica do mercado e que há um descompasso nas escolas entre os sujeitos que se utilizam destes equipamentos, pois os nativos digitais as usam nos seus cotidianos, mas a maioria dos professores não estão preparados para utilizá-las. Por isso, a necessidade de uma busca por novos percursos objetivando uma melhor formação para os professores da disciplina geográfica e da construção do raciocínio espacial com a utilização das TIC’s e com a participação ativa dos nativos digitais. Contudo, devendo haver precauções para o uso destas tecnologias, pois as mesmas vêm sendo operacionalizadas através da lógica do capital e o Ensino de Geografia, área do conhecimento tão importante para a leitura do mundo, precisa ser efetivado de forma mais crítica, prazerosa e construtiva.
Abstract: This paper aims to analyze the use of TICs on Geography teaching, starting from proposals with the use of some of these tools to digital natives on the technical-scientificinformational era. The methodology is based on social research, using the review of literature, using authors such as: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Mattar, Pontuschka and others. Also the analysis of some technological instruments like electronic games such as: Pharaoh, Sin City; and the news passed through television about the attacks in France. It was verified that the technical ways and mainly the technical-scientific-informational have been expanding from the market’s logic and that there is a mismatch on schools among people who use these equipments because the digital natives use them on their daily life, however, the majority of the teachers are not prepared to use them. That is why the necessity of searching for new resources aiming a better formation for the Geography teacher and of the construction of spatial argument with the use of TICs and with the active participation of digital natives. Nevertheless it must have precaution for the use of these technologies, because they have been operationalized through the capital logic and the Geography teaching, such an important area for the world reading, it needs to be done in a more critical, enjoyable and constructive way.
Keywords: Ensino de Geografia
Tecnologia e ensino de Geografia
Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's
Educação e tecnologias
Nativos digitais - educação
Professores de Geografia e tecnologias digitais
Jogos eletrônicos
Games epistêmicos
Internet como fonte de pesquisa
Redes sociais
Teaching geography
Technology and teaching of geography
Information and Communication Technologies - ICT's
Education and technologies
Digital natives - education
Geography and Digital Technology Teachers
Electronic games
Epistemic games
Internet as a source of research
Social networks
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEYLDON PEREIRA BARROS - TCC MONOGRAFIA ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2015.pdfHayldon Pereira Barros - TCC Monografia ESP. Análise REG. e ENS. de Geografia CH 2015927.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.