Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, H. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2312790651958015pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho, aqui apresentado, é analisar sobre o uso das TICs no ensino de Geografia, a partir de propostas com a utilização de algumas destas ferramentas para os nativos digitais, na era do meio técnico-cientifico-informacional. A metodologia baseou-se na pesquisa social, utilizando-se de revisão da literatura, com autores como: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Matar, Pontuschka entre outros e análises de alguns instrumentos tecnológicos como jogos eletrônicos: Pharaoh, , Sim City e notícia veiculada pela televisão, através da divulgação do atentado na França. Verificou-se que os meios técnicos e, principalmente, o técnico-cientifico-informacional vêm se ampliando a partir da lógica do mercado e que há um descompasso nas escolas entre os sujeitos que se utilizam destes equipamentos, pois os nativos digitais as usam nos seus cotidianos, mas a maioria dos professores não estão preparados para utilizá-las. Por isso, a necessidade de uma busca por novos percursos objetivando uma melhor formação para os professores da disciplina geográfica e da construção do raciocínio espacial com a utilização das TIC’s e com a participação ativa dos nativos digitais. Contudo, devendo haver precauções para o uso destas tecnologias, pois as mesmas vêm sendo operacionalizadas através da lógica do capital e o Ensino de Geografia, área do conhecimento tão importante para a leitura do mundo, precisa ser efetivado de forma mais crítica, prazerosa e construtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleTIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the use of TICs on Geography teaching, starting from proposals with the use of some of these tools to digital natives on the technical-scientificinformational era. The methodology is based on social research, using the review of literature, using authors such as: Milton Santos, Jacques Ellul, Kenski, João Mattar, Pontuschka and others. Also the analysis of some technological instruments like electronic games such as: Pharaoh, Sin City; and the news passed through television about the attacks in France. It was verified that the technical ways and mainly the technical-scientific-informational have been expanding from the market’s logic and that there is a mismatch on schools among people who use these equipments because the digital natives use them on their daily life, however, the majority of the teachers are not prepared to use them. That is why the necessity of searching for new resources aiming a better formation for the Geography teacher and of the construction of spatial argument with the use of TICs and with the active participation of digital natives. Nevertheless it must have precaution for the use of these technologies, because they have been operationalized through the capital logic and the Geography teaching, such an important area for the world reading, it needs to be done in a more critical, enjoyable and constructive way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795-
dc.date.accessioned2021-12-27T14:35:53Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2021-12-27T14:35:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologia e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TIC'spt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiaspt_BR
dc.subjectNativos digitais - educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Geografia e tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectGames epistêmicospt_BR
dc.subjectInternet como fonte de pesquisapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectTechnology and teaching of geographypt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologies - ICT'spt_BR
dc.subjectEducation and technologiespt_BR
dc.subjectDigital natives - educationpt_BR
dc.subjectGeography and Digital Technology Teacherspt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectEpistemic gamespt_BR
dc.subjectInternet as a source of researchpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Hayldon Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeICT's and the teaching of Geography: charting new paths with digital natives.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Hayldon Pereira. TIC's e o ensino de Geografia: traçando novos caminhos junto aos nativos digitais. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22795pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HEYLDON PEREIRA BARROS - TCC MONOGRAFIA ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2015.pdfHayldon Pereira Barros - TCC Monografia ESP. Análise REG. e ENS. de Geografia CH 2015927.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.