Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFELIX, T. M. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9336375802096038pt_BR
dc.contributor.advisor1OLEGÁRIO, Maria da Luz.-
dc.contributor.advisor1IDOLEGÁRIO, Maria da Luz.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643525641386157pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Maria Vanice Lacerda de.-
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.description.resumoConsiderando o rádio não só como meio de comunicação de massa importante para divulgação da informação, superando expectativas de extinção devido a características que lhe são peculiares e, ainda, como eficiente estratégia didática no meio educacional, mas, também, como mídia radiofônica favorável a sua utilização no estudo, análise e produção linguística dos gêneros textuais orais, é que se propõe o presente estudo cujo objetivo é compreender a utilização da rádio-escola como recurso midiático no desenvolvimento de atividades que envolvam a oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. A abordagem metodológica proposta para este trabalho é de natureza qualitativa fundamentada por autores como Bogdon e Binklen (1994); Oliveira (2014) por meio do método de observação não participante e entrevista através de questionário. Esta pesquisa tem como aporte teórico Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari(2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez(1993), Sancho (2006), Schnewly e Dolz (2004), Teixeira (2016) e Torres (2014). Os resultados apontaram para o fato de que mesmo sendo considerada nos meios de comunicação como uma mídia de fácil manuseio técnico e estando presente na escola com os equipamentos básicos que a compõem, a mídia rádio, denominada como rádio-escola, ainda não é utilizada pelos professores na sua totalidade como recurso facilitador para a produção e divulgação dos gêneros textuais orais. Confirmando o que adverte Sancho (2006) para o fracasso na incorporação às aulas de cada um dos meios de comunicação, pois o trabalho com a comunicação além de favorecer a linguagem oral e verbal acrescentam outros conhecimentos. Os resultados apontam para a necessidade de planejar melhor o processo de ensino e aprendizagem dos gêneros textuais a partir da integração dessa mídia à sala de aula. A partir desse resultado, propõe-se aqui um conjunto de atividades de leitura e produção de gêneros textuais orais para serem desenvolvidas com alunos do 7º ano do ensino fundamental tendo como ferramenta didático-pedagógica a mídia rádio-escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractConsidering the radio not only as an important means of mass communication for disseminating information and media, but also as a favorable radio media to use in the study, analysis and linguistic production of oral genres, is that proposes the present study whose goal is to understand the use of radio-school as a media resource in the development of activities involving oral communication in Portuguese Language classes in elementary school. The methodological approach to this work is qualitative founded by authors such as Bogdon and Binklen (1994); Oliveira (2014) through the non-participant and interview through questionnaire method of observation. This research has the theoretical basis Almeida (2012), Antunes (2003), Araújo e Silva (2013), Alves (2007), Baltar (2012), Cagliari (2007), Consani (2007), Gomes (2009), Milanez ( 1993), Sancho (2006), Schnewly and Dolz (2004), Teixeira (2016) and Torres (2014). The results pointed to the fact that even being considered in the media as an easy technical handling media and being present at school with basic equipment that compose the radio media, referred to as radio school, is not used by teachers in their entirety as a facilitator resource for the production and dissemination of oral genres. Confirming the warning Sancho (2006) for failure to incorporate the lessons of each of the media, for work with communication in addition to promoting the oral and verbal language add other knowledge. The results point to the need a better plan the teaching and learning of genres from the integration of this media into the classroom. From this result, it is proposed here a set of reading and production of oral genres to be developed with students from the 7th grade of elementary school having as didactic and pedagogical tool to radio school media.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/227-
dc.date.accessioned2018-01-08T17:05:43Z-
dc.date.available2018-01-08-
dc.date.available2018-01-08T17:05:43Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectRádio escolapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectSchool radiopt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELIX, Tânia Maria Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRadio Escola as a pedagogical tool: orality in Portuguese language classes in elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationFELIX, Tânia Maria Dias. A Rádio Escola como ferramenta pedagógica: a oralidade nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÂNIA MARIA DIAS FELIX - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfTania Maria dias Felix - Dissertação PROFLETRAS. 2016.489.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.