Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/228
Title: Leitura e escrita: uma reflexão sobre a prática docente no 6º ano do ensino fundamental II.
Other Titles: Reading and writing: a reflection on the teaching practice in the 6th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mercia Cavalcanti da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIA, Evangelina Maria Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA ARRAIS, Nazareth de.
Keywords: Leitura e escrita;Prática docente;Letramento;Alfabetização;Estratégias de leitura e escrita;Reading and writing;Teaching practice;Literacy
Issue Date: 22-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mercia Cavalcanti da Silva. Leitura e escrita: uma reflexão sobre a prática docente no 6º ano do Ensino Fundamental II. 2015. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é um estudo sobre a prática docente de dois professores que atuam no 6º ano do ensino fundamental II em escolas públicas, da rede municipal e estadual de ensino, localizadas na cidade de Bonito de Santa Fé-PB. O objetivo da pesquisa é ampliar reflexões a respeito do trabalho desenvolvido pelos professores sobre leitura e escrita, no que diz respeito à prática do letramento. Para fundamentar a pesquisa foram utilizadas as teorias de Marcuschi (2001), Kleiman (2005), Koch &Elias (2006), Tfouni (2010), Soares (2005, 2013), Street (2012), Franchi (2012), Canale (1996) Bortoni-Ricardo (2004), Gil (2006), Rojo (2009) Machado (2002), Gandin (2013), Hoffmann (2012) e PCN's (1997, 1998a, 1998b, 1999, 2001), entre outros pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo em que apresentamos a análise a partir das observações realizadas, em sala de aula e do questionário aplicado aos professores. Como resultado, propomos uma intervenção pedagógica, com a finalidade de organizar grupos de estudos com os docentes para a elaboração de sequências didáticas que ofereça as condições necessárias para o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, através dos gêneros textuais. Para isso, nos embasamos em Schneuwly e Dolz (2004) e Solé (1998), que apresentam novas estratégias de ensino para o desenvolvimento do processo de leitura e escrita. A pesquisa revela a necessidade do uso de diferentes instrumentos pedagógicos, além do livro didático, que possibilite o desenvolvimento de estratégias, com objetivos específicos a serem alcançados, de forma significativa para a inserção do aluno nas práticas sociais.
Abstract: The present work is a study on the teaching practice of two teachers who work in the 6th grade of elementary school II in public schools, at the municipal and state network, located in the city of Bonito de Santa Fé-PB. The objective of the research is to expand reflections on the work done by teachers on reading and writing, with regard to the practice of literacy. In support of research were used Marcuschi's (2001), Kleiman's (2005), Koch & Elias' (2006), Tfouni's (2010), Soares' (2005, 2013), Street 's (2012), Franchi's ( 2012), Canale's (1996) Bortoni-Ricardo's (2004), Gil's (2006), Rojo's (2009) Machado's (2002), Gandin's (2013), Hoffmann's (2012) theories, and PCN (1997, 1998a, 1998b, 1999, 2001) among other researchers. It is a descriptive research of qualitative approach in which we present the analysis from the observations in the classroom and the questionnaire applied to teachers. As a result, we propose a pedagogical intervention, in order to organize study groups with teachers to prepare teaching sequences that provide the necessary conditions for the development of the students' communication skills through the genres. For this, we used the Schneuwly and Dolz's (2004) and Solé's (1998) theories, which introduces new teaching strategies for the development of reading and writing process. The survey reveals the need of using different teaching resources beyond the textbook that enables the development of strategies with specific objectives to be achieved, significantly to the introduction of students in social practices.
Keywords: Leitura e escrita
Prática docente
Letramento
Alfabetização
Estratégias de leitura e escrita
Reading and writing
Teaching practice
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/228
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MERCIA CAVALCANTI DA SILVA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfMercia Cavalcanti da Silva - Dissertação PROFLETRAS. 2015.1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.