Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
Title: Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
Other Titles: The challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Sonia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Salas de aula multisseriadas;Estudo de caso;Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB;Lagoa Seca - PB - Educação;Multisserialidade - Educação;Educação básica e ensino de Geografia;Desafios do ensino de Geografia;Prática docente;Formação docente;Teaching geography;Multigrade classrooms;Case study;João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB;Lagoa Seca - PB - Education;Multiseriality - Education;Basic Education and Teaching of Geography;Challenges of teaching geography;Teaching practice;Teacher training
Issue Date: Dec-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
???metadata.dc.description.resumo???: Escrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando.
Abstract: Writing about the teaching of Geography in basic education is not an easy task, since little is discussed the teaching of geography in the initial grades and mainly in multi-series classes. Thus, the main objectives of Geography in the initial series are to enable the student to experience the space in which he lives, to recognize the world around him. The present article aims to present a study on the challenges of geography teaching in the initial series in a multi-series room, specifically, 1st and 2nd years: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho-Lagoa Seca-PB. We use in this research the qualitative methodology, because it "does not follow such a rigid sequence. The instruments used, then, provided the reflection, not only to analyze the data collected, but to the continuous interpretation of social realities. In the observations made in the classes of the first and second years of the studied school, it was verified that little or almost nothing is taught geography, either by the insignificance given to this discipline by the organs that organize the education system, or by the initial deficient formation that has the teacher and by the inexistence of continuous training that is not offered to him and when some content is attributed to geography is used a traditional teaching conception, only decorate dates and names that little influence for the reflection of the space lived by the student.
Keywords: Ensino de Geografia
Salas de aula multisseriadas
Estudo de caso
Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Educação
Multisserialidade - Educação
Educação básica e ensino de Geografia
Desafios do ensino de Geografia
Prática docente
Formação docente
Teaching geography
Multigrade classrooms
Case study
João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Education
Multiseriality - Education
Basic Education and Teaching of Geography
Challenges of teaching geography
Teaching practice
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMBERG CARLOS LUNA SANTOS - TCC ARTIGO ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfRosemberg Carlos Luna Santos - TCC Artigo Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.487.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.