Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, R. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee2LIRA, Sonia Maria de.
dc.description.resumoEscrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleOs desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractWriting about the teaching of Geography in basic education is not an easy task, since little is discussed the teaching of geography in the initial grades and mainly in multi-series classes. Thus, the main objectives of Geography in the initial series are to enable the student to experience the space in which he lives, to recognize the world around him. The present article aims to present a study on the challenges of geography teaching in the initial series in a multi-series room, specifically, 1st and 2nd years: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho-Lagoa Seca-PB. We use in this research the qualitative methodology, because it "does not follow such a rigid sequence. The instruments used, then, provided the reflection, not only to analyze the data collected, but to the continuous interpretation of social realities. In the observations made in the classes of the first and second years of the studied school, it was verified that little or almost nothing is taught geography, either by the insignificance given to this discipline by the organs that organize the education system, or by the initial deficient formation that has the teacher and by the inexistence of continuous training that is not offered to him and when some content is attributed to geography is used a traditional teaching conception, only decorate dates and names that little influence for the reflection of the space lived by the student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
dc.date.accessioned2021-12-27T18:15:13Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2021-12-27T18:15:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSalas de aula multisseriadaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEscola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - Educaçãopt_BR
dc.subjectMultisserialidade - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básica e ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectDesafios do ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectMultigrade classroomspt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectJoão Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectLagoa Seca - PB - Educationpt_BR
dc.subjectMultiseriality - Educationpt_BR
dc.subjectBasic Education and Teaching of Geographypt_BR
dc.subjectChallenges of teaching geographypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEMBERG CARLOS LUNA SANTOS - TCC ARTIGO ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfRosemberg Carlos Luna Santos - TCC Artigo Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.487.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.