Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
Title: A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB.
Other Titles: The construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Thiago Santa Rosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sonia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Ensino de Geografia;Conceitos geográficos;Construção de conceitos geográficos;Educação de Jovens e Adultos;Emancipação e educação;Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB;Educação e emancipação;Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB;Quilombolas;Espaço;Território;Paisagem;Lugar;Cinema - recurso pedagógico;Cinema e educação;Teaching geography;Geographic concepts;Geotechnics;Youth and Adult Education;Emancipation and education;Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB;Education and emancipation;Territory;Landscape;Place;Cinema - educational resource;Cinema and education
Issue Date: 6-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
???metadata.dc.description.resumo???: A construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos.
Abstract: The construction of knowledge in school necessarily cuts across the relations between students’ reality and the constructed scientific knowledge. In a socio-constructivist approach taken at Geography classes, the learning about the concepts happens at the cross between science and learners’ reality. At young and adult education, the restrictions between the night shift classes and the students’ professional job force teachers to find new strategies to promote their contact with the space analyzed. It were presented some aspects of the environment, the experience and the appropriation of space by the Quilombo Community of Paratibe/ PB by using cinema footage, worked out some geographic concepts, such as space, territory, landscape and location, aiming to assess how students developed their learning processes about these subjects. This work is a qualitative research with content analysis, thus the students’ texts were assessed according to these concepts and intending to highlight the identity of each concept in the space reality presented. We conclude that there are interesting advances in conceptual construction process and awareness about the necessity of defending community rights through geographic knowledge.
Keywords: Ensino de Geografia
Conceitos geográficos
Construção de conceitos geográficos
Educação de Jovens e Adultos
Emancipação e educação
Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB
Educação e emancipação
Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB
Quilombolas
Espaço
Território
Paisagem
Lugar
Cinema - recurso pedagógico
Cinema e educação
Teaching geography
Geographic concepts
Geotechnics
Youth and Adult Education
Emancipation and education
Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB
Education and emancipation
Territory
Landscape
Place
Cinema - educational resource
Cinema and education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO SANTA ROSA DE MOURA - TCC ARTIGO ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfThiago Santa Rosa de Moura - TCC Artigo Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.344.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.