Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, T. S. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9471495163655346pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumoA construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-11-06
dc.description.abstractThe construction of knowledge in school necessarily cuts across the relations between students’ reality and the constructed scientific knowledge. In a socio-constructivist approach taken at Geography classes, the learning about the concepts happens at the cross between science and learners’ reality. At young and adult education, the restrictions between the night shift classes and the students’ professional job force teachers to find new strategies to promote their contact with the space analyzed. It were presented some aspects of the environment, the experience and the appropriation of space by the Quilombo Community of Paratibe/ PB by using cinema footage, worked out some geographic concepts, such as space, territory, landscape and location, aiming to assess how students developed their learning processes about these subjects. This work is a qualitative research with content analysis, thus the students’ texts were assessed according to these concepts and intending to highlight the identity of each concept in the space reality presented. We conclude that there are interesting advances in conceptual construction process and awareness about the necessity of defending community rights through geographic knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
dc.date.accessioned2021-12-27T18:41:54Z
dc.date.available2021-12-27
dc.date.available2021-12-27T18:41:54Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectConceitos geográficospt_BR
dc.subjectConstrução de conceitos geográficospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEmancipação e educaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEducação e emancipaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Paratibe - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectCinema - recurso pedagógicopt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeographic conceptspt_BR
dc.subjectGeotechnicspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectEmancipation and educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEducation and emancipationpt_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectLandscapept_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subjectCinema - educational resourcept_BR
dc.subjectCinema and educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Thiago Santa Rosa de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Análise Regional e Ensino de Geografia - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO SANTA ROSA DE MOURA - TCC ARTIGO ESP ANALISE REG. E ENS. DE GEOGRAFIA CH 2017.pdfThiago Santa Rosa de Moura - TCC Artigo Esp Analise Reg. e Ens. de Geografia CH 2017.344.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.