Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, L. A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Irecer Portela Figueiredo.
dc.contributor.referee2IDSANTOS, I. P. F.pt_BR
dc.description.resumoO processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde o plano teórico e prático, até o ideológico. Pensar numa geografia inclusiva, é pensar num futuro e numa formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. A questão em debate é que em alguns casos a inclusão social e pedagógica, passa a ser apenas integração social. Dessa forma, o objetivo do referido trabalho é analisar que tipo de inclusão está sendo praticada no meio educacional, bem como entender se há práticas pedagógicas inclusivas e se estas estão sendo efetivas para o ensino da Geografia. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de estudos da temática elaborados por ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA (2016), MANTOAN (2006), MONTEIRO (2015) e outros autores, além do estudo de leis que ressaltam a importância da inclusão e o direito de todos à educação, e de uma pesquisa em três escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Campina Grande – PB, onde foram entrevistados cinco pessoas, sendo estas, uma cuidadora, dois professores da sala de AEE e dois professores de geografia. Como resultado, foi percebido a negligência que ainda há com o ensino voltado para a educação especial, tendo em vista que alguns alunos com necessidades educativas especiais ainda se sentem excluídos e visualizamos algumas práticas desenvolvidas por parte dos professores de geografia sempre em conjunto com os professores do AEE. Por fim, foi salientado a importância da disseminação dos conhecimentos na área da educação inclusiva, capacitando a todos que compõem o ambiente escolar e promovendo momentos que busquem cada vez mais romper o preconceito ainda existente, além de incentivar práticas pedagógicas que incluam a todos, saindo de um plano integrador e indo de encontro ao inclusivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2019-11-25
dc.description.abstractThe process of school inclusion requires numerous changes ranging from theoretical and practical to ideological. To think of an inclusive geography is to think of a future and a citizen formation capable of promoting egalitarian spaces. The issue under discussion is that in some cases social and pedagogical inclusion becomes just social integration. Therefore, the objective of this work is to analyze what kind of inclusion is being practiced in the educational environment, as well as to understand if there are inclusive pedagogical practices and if they are being effective for the teaching of geography. To accomplish this, a bibliographic survey was realized based on studies elaborated by ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA (2016), MANTOAN (2006), MONTEIRO (2015) and other authors, besides the study of laws that underscore the importance of inclusion and the right of all to education, and a survey in three public schools located in the metropolitan region of Campina Grande PB, where five people were interviewed, one of them, a caregiver, two teachers from the AEE room and two geography teachers. As a result, it was noticed the negligence that still exists with the teaching focused on special education, considering that some PNEE students still feel excluded and we visualized some practices developed by the geography teachers always together with the teachers of the AEE. Finally, the importance of the dissemination of knowledge in the area of inclusive education was emphasized, enabling all those who make up the school environment and promoting moments that increasingly seek to break the existing prejudice, as well as encouraging pedagogical practices that include everyone, leaving of an integrative plan and meeting the inclusive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814
dc.date.accessioned2021-12-28T13:16:58Z
dc.date.available2021-12-28
dc.date.available2021-12-28T13:16:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPessoa com Autismopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas inclusivaspt_BR
dc.subjectCampina Grande - educação inclusivapt_BR
dc.subjectEspectro autista e educaçãopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeografia escolar e inclusãopt_BR
dc.subjectGeografia para autistaspt_BR
dc.subjectAlunos especiaispt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiais - autismopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPerson with autismpt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectInclusive Pedagogical Practicespt_BR
dc.subjectCampina Grande - inclusive educationpt_BR
dc.subjectAutistic spectrum and educationpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subjectSchool geography and inclusionpt_BR
dc.subjectGeography for autisticspt_BR
dc.subjectSpecial studentspt_BR
dc.subjectPeople with special needs - autismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Lívia Aniely dos Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of the autistic person: analysis of pedagogical practices in the teaching of Geography in public schools in the Metropolitan Region of Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Lívia Aniely dos Santos. A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA ANIELY DOS SANTOS SOUSA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2019.pdfLívia Aniely dos Santos Sousa - TCC Monografia Lic Geografia CH 2019. 601.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.