Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282
Title: A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Oséias Pereira Matias da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEMER, Rodrigo Cohen Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Luciana Roze de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
Keywords: Teoria de Ausubel;Van Hiele;Geometria;Proposta Didática;Ensino Fundamental;Aprendizagem Significativa;Ausubel Theory;Geometry;Didactic Proposal;Elementary School;Significant Learning
Issue Date: Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, O. P. M. da. A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282
???metadata.dc.description.resumo???: A constante inquietação de professores de matemática por causa do baixo rendimento dos alunos da Educação Básica é motivo de preocupação e, principalmente, tem sido um estímulo para se buscar novas alternativas ou metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem da matemática. Baseada em duas famosas teorias, a Teoria de Ausubel e o Modelo dos van Hiele, a presente dissertação visa a contribuir para o sucesso do ensino-aprendizagem da Geometria na Educação Básica, especialmente no ensino fundamental. Para se compreender bem as ideias dessa obra, desenvolveu-se uma proposta didática, que foi aplicada em sala de aula. Por fim, o resultado dessa experiência foi documentado.
Abstract: The constant restlessness of mathematics teachers because of the low income of the students of Basic Education is cause for concern and, mainly, it has been a stimulus to search for new alternatives or teaching methodologies that favor the learning of mathematics. Based on two famous theories, the Ausubel Theory and the Van Hiele Model, this dissertation aims to contribute to the success of teaching-learning Geometry in Basic Education, especially in elementary education. In order to understand the ideas of this work well, a didactic proposal was developed, which was applied in the classroom. Finally, the result of this experience was documented.
Keywords: Teoria de Ausubel
Van Hiele
Geometria
Proposta Didática
Ensino Fundamental
Aprendizagem Significativa
Ausubel Theory
Geometry
Didactic Proposal
Elementary School
Significant Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSÉIAS PEREIRA MATIAS DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018.pdfOséias Pereira Matias da Silva– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018867.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.