Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
Title: A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
Other Titles: The Education of/in the Field in the teaching of Geography: the experience of elementary level schools, final years, in the municipality of Lagoa Seca - PB.
???metadata.dc.creator???: MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação do Campo;Lagoa Seca - PB - Educação do Campo;Escolas rurais - Lagoa Seca - PB;Docentes de Geografia;Livro didático de Geografia;Fotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PB;Fotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PB;Entrevistas com docentes;Teaching geography;Rural education;Education in the countryside;Lagoa Seca - PB - Rural Education;Rural schools - Lagoa Seca - PB;Geography Teachers;Geography textbook;Photos - José Gomes School - Lagoa Seca - PB;Photos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PB;Interviews with professors
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho. A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB. 2019. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
???metadata.dc.description.resumo???: A educação geográfica do/no campo ainda precisa ser bem mais discutida, tendo em vista, que os conteúdos trazidos no currículo padrão permanecem muito longe da vida cotidiana destas populações. Sendo assim, é preciso que o professor pense e efetive conceitos e práticas espaciais que não se submetam apenas à chamada “educação bancária”, mas que desenvolva uma práxis verdadeiramente comprometida com a cidadania. O município de Lagoa Seca-PB, segundo dados do censo demográfico do IBGE de (2010), possui uma população estimada em 25.900 pessoas, das quais aproximadamente 60% residem no campo, devendo-se a uma conciliação de diversos fatores como: localização e características geográficas, histórico do povoamento, construção cultural e divisão fundiária. Entretanto, o município possui um número pequeno de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) situadas no campo. Neste contexto, passamos a questionar se em tais escolas trabalham o conhecimento geográfico, valorizando a educação do campo. Por isso, temos como objetivo geral deste trabalho analisar como o ensino de geografia vem sendo encaminhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) da zona rural do município de Lagoa Seca-PB. Esta pesquisa teve como encaminhamento metodológico um levantamento bibliográfico acerca do tema, análise de livros didáticos e documentos oficiais, e entrevistas com os docentes. Neste contexto, foi constatado que a educação do/no campo ainda é uma temática incipiente nos documentos oficiais, mas que introduzem algumas diretrizes importantes. O ensino de geografia desenvolvido nas escolas investigadas quase não prioriza os aspectos e as potencialidades locais, os saberes e a diversidade existente nesses espaços. Como também, o livro didático, principal recurso utilizado pelos docentes, apresenta um distanciamento do cotidiano dos estudantes, sendo este voltado para uma realidade urbano industrial. Além disso, identificamos necessidades na formação e mudança na prática dos professores, que ainda desenvolvem atividades descontextualizadas.
Abstract: The geographic education of the field still needs to be much more discussed, keeping in mind that the contents brought in the standard curriculum remain far from the daily life of these populations. Therefore, it is necessary for the teacher to think and effect spatial concepts and practices that do not submit only to the socalled "banking education", but that develops a praxis that is truly committed to citizenship. The municipality of Lagoa SecaPB, according to data from the IBGE demographic census of (2010), has an estimated population of 25,900, of which approximately 60% reside in the field, due to a conciliation of several factors such as location and geographical characteristics, settlement history, cultural construction and land division. However, the municipality has a small number of elementary schools (final years) located in the countryside. In this context, we begin to question whether such schools work in geographic knowledge, valuing the education of the field. Therefore, we have as general objective of this work to analyze how the teaching of geography has been sent in public elementary schools (final years) of the rural area of the municipality of Lagoa SecaPB. This research had as a methodological approach a bibliographic survey about the subject, analysis of textbooks and official documents, and interviews with teachers. In this context, it was verified that the education of the field is still an incipient issue in the official documents, but that they introduce some important guidelines. The teaching of geography developed in the schools investigated almost does not prioritize the local aspects and potentialities, the knowledge and the diversity existing in these spaces. As well, the main resource used by teachers, presents a distancing from the students' daily life, which is focused on an urbanindustrial reality. In addition, we identify needs in the formation and change in the practice of teachers, who still develop decontextualized activities.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação do Campo
Lagoa Seca - PB - Educação do Campo
Escolas rurais - Lagoa Seca - PB
Docentes de Geografia
Livro didático de Geografia
Fotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PB
Fotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PB
Entrevistas com docentes
Teaching geography
Rural education
Education in the countryside
Lagoa Seca - PB - Rural Education
Rural schools - Lagoa Seca - PB
Geography Teachers
Geography textbook
Photos - José Gomes School - Lagoa Seca - PB
Photos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PB
Interviews with professors
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENIZE MARIA LEAL RAMALHO MONTEIRO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2019.pdfDenize Maria Leal Ramalho Monteiro - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 20192.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.