Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, O. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3198276055387204pt_BR
dc.contributor.advisor1NEMER, Rodrigo Cohen Mota.-
dc.contributor.advisor1IDNEMER, R. C. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449637374344995pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.-
dc.contributor.advisor-co1IDMEDEIROS, Luiz Antônio da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5778546806126449pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Luciana Roze de.-
dc.contributor.referee2BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.-
dc.description.resumoA constante inquietação de professores de matemática por causa do baixo rendimento dos alunos da Educação Básica é motivo de preocupação e, principalmente, tem sido um estímulo para se buscar novas alternativas ou metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem da matemática. Baseada em duas famosas teorias, a Teoria de Ausubel e o Modelo dos van Hiele, a presente dissertação visa a contribuir para o sucesso do ensino-aprendizagem da Geometria na Educação Básica, especialmente no ensino fundamental. Para se compreender bem as ideias dessa obra, desenvolveu-se uma proposta didática, que foi aplicada em sala de aula. Por fim, o resultado dessa experiência foi documentado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática.pt_BR
dc.date.issued2018-06-
dc.description.abstractThe constant restlessness of mathematics teachers because of the low income of the students of Basic Education is cause for concern and, mainly, it has been a stimulus to search for new alternatives or teaching methodologies that favor the learning of mathematics. Based on two famous theories, the Ausubel Theory and the Van Hiele Model, this dissertation aims to contribute to the success of teaching-learning Geometry in Basic Education, especially in elementary education. In order to understand the ideas of this work well, a didactic proposal was developed, which was applied in the classroom. Finally, the result of this experience was documented.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282-
dc.date.accessioned2018-11-26T17:11:53Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2018-11-26T17:11:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTeoria de Ausubelpt_BR
dc.subjectVan Hielept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectProposta Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectAusubel Theorypt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectDidactic Proposalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectSignificant Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Oséias Pereira Matias da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, O. P. M. da. A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSÉIAS PEREIRA MATIAS DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018.pdfOséias Pereira Matias da Silva– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018867.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.