Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
Title: Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.
Other Titles: Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Eduardo Barboza de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Angélica Mara de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de.
Keywords: Ensino de Geografia;Prática docente - Geografia;Professores de Geografia;Itabaiana - PB - escolas estaduais;Geografia - metodologia de ensino;Prática pedagógica - Geografia;Metodologia do ensino de Geografia;Teaching geography;Teaching practice - geography;Geography Teachers;Itabaiana - PB - state schools;Geography - teaching methodology;Pedagogical practice - Geography;Geography teaching methodology
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
???metadata.dc.description.resumo???: Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação.
Abstract: Here in Brazilian schools, Geography teaching kept a traditionalist practice in elementary and a high schools. But, we must remember to the sectors’changes of the educational field Geography, which proposes the formation of an active subject in the construction of knowledge and committed to the transformation of sociospatial reality. So, the geography lessons need to encourage the emergence of a new look at this curricular component and its role in the formation of the subject. We used as the basis authors of geography teaching area, namely: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), Cavalcanti (2002), Kimura (2008), LIRA, (2014), among others. In this perspective, this study had to reflect the teaching practice in Geography teachers of state schools in the city of ItabaianaPB. It’s necessary to facilitate the realization of this research, considering the theoretical and practical aspects, we chose the following: a) sources of survey on the topic of research; b) action research planning, c) participant observation, d) collecting information through interviews and questionnaires, e) data analysis, f) implementation of actions, g) photographic record h) evaluation of the results. The research results had an effective theoretical approach with regard to school, concepts, methodologies and teaching practice in teaching geography. But, we understand that the teaching practice of these runs through a hard time, allowing negative effects to the teaching learning process. Through the workshops, the teachers showed they know the importance of the application of new methodologies in the teaching process, but that before these problems arising there is no enforcement.
Keywords: Ensino de Geografia
Prática docente - Geografia
Professores de Geografia
Itabaiana - PB - escolas estaduais
Geografia - metodologia de ensino
Prática pedagógica - Geografia
Metodologia do ensino de Geografia
Teaching geography
Teaching practice - geography
Geography Teachers
Itabaiana - PB - state schools
Geography - teaching methodology
Pedagogical practice - Geography
Geography teaching methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDO BARBOSA DE SOUZA - TCC MONOGRAFIA LIC. GEOGRAFIA CH 2016.pdfEduardo Barboza de Souza - TCC Monografia Lic. Geografia CH 2016.561.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.