Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
Title: Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.
Other Titles: Experiences for teacher education in Geography: narratives of supervised internship at São Sebastião State Elementary and High School in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Formação docente;Estágio supervisionado - Geografia - UFCG;Curso de Geografia da UFCG;Ambiente escolar;Ambiente escolar;Narrativas de estágio supervisionado;Escola São Sebastião - Campina Grande - PB;Teacher training;Supervised Internship - Geography - UFCG;UFCG Geography Course;School environment;Supervised Internship Narratives;São Sebastião School - Campina Grande - PB
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. 2019. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
???metadata.dc.description.resumo???: O Estágio Curricular Supervisionado, em cursos de graduação, é de suma importância para a relação da teoria e prática docente. Apesar disso, no que se refere às Licenciaturas, o que é abordado na universidade, com as disciplinas voltadas para a educação (processo de ensino-aprendizagem) nem sempre se torna suficiente para uma melhoria da escolarização dos nossos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, de acordo com as experiências vivenciadas na observação e na prática do ensino. Para isso, foram resgatados os relatórios da Componente Curricular Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, realizados em quatro semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB entre os anos 2014 e 2016. Dessa forma, a partir das observações das relações no espaço físico e das aulas ministradas, foram extraídas narrativas dessa experiência para análise e discussão. Antes, buscamos também um embasamento teórico no que se refere à prática de ensino, ao estágio supervisionado e à utilização de narrativas. De acordo com o que foi examinado, podemos considerar que há uma real necessidade da formação de professores de geografia, no que diz respeito à prática de ensino que traga uma transformação na aprendizagem do alunado, diferente do que propõe o tradicionalismo.
Abstract: The Supervised Curricular Internship in undergraduate courses is of utmost importance for the relation of theory and practice. In spite of this, with regard to undergraduate courses, what is addressed in the university with the disciplines focused on education (teaching-learning process) does not always become effective in terms of improving the schooling of our students. Thus, this article aims to reflect the relevance of the supervised internship to the formation of the Geography teacher according to the experiences lived in the observation and practice of teaching. For this, we retrieved the reports of the Supervised Internship Course Course of Geography Course of the Federal University of Campina Grande, conducted in four semesters in the State School of Elementary and Middle School São Sebastião, in the city of Campina Grande-PB between 2014 and 2016 In this way, to extract from the observations of the relations in the physical space and of the classes taught narratives of this experience for analysis and discussion. Before, we also seek a theoretical basis regarding teaching practice, supervised internship and the use of narratives. According to what has been examined we can consider that there is a need for the formation of teachers of geography with respect to a teaching practice that brings a transformation in the student's learning, different from that proposed by traditionalism.
Keywords: Formação docente
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG
Curso de Geografia da UFCG
Ambiente escolar
Ambiente escolar
Narrativas de estágio supervisionado
Escola São Sebastião - Campina Grande - PB
Teacher training
Supervised Internship - Geography - UFCG
UFCG Geography Course
School environment
Supervised Internship Narratives
São Sebastião School - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO SILVA OLIVEIRA - TCC ARTIGO LIC. GEOGRAFRIA CH 2019.pdfMaria do Socorro Silva Oliveira - TCC Artigo Lic. Geografia CH 2019.1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.