Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, J. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3952700223652462pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Alciônio Saldanha de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638905438692532pt_BR
dc.contributor.referee1VIEIRA, Vandemberg Lopes.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Alciônio Saldanho de.-
dc.description.resumoA Matemática é uma ciência viva e em constante construção, não apenas no cotidiano dos indivíduos, mas também nas universidades. Neste sentido, com objetivo de difundir o conhecimento matemático tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior, foram criadas as Olimpíadas de Matemática, um projeto em âmbitos internacional, nacional, regional e local, que tem a finalidade de estimular e promover o estudo da Matemática, desta forma contribuindo para uma educação básica de qualidade. No presente trabalho abordamos um pouco sobre a origem das Olimpíadas de Matemática, discorremos sobre o surgimento e os objetivos das principais olimpíadas, alguma internacionais: Olimpíada Internacional de Matemática (IMO); Ibero-Americana de Matemática; Cone Sul e a Olimpíada de Maio e nacionais: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, regionalmente, falamos sobre a Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), olimpíada promovida e realizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em consonância com os problemas abordados por estas competições, abordamos alguns conceitos relacionados à Teoria do Números, tais como divisibilidade, congruências e aritmética modular. Este trabalho visa justificar a necessidade da construção de um material de apoio que contemple professores e alunos de escolas públicas e privadas que tenham interesse em se preparar para as Olimpíadas de Matemática. A intenção não é usar este material como um curso de olimpíadas, pois ele está muito longe de ser completo, mas pode ser utilizado para revisar alguns tópicos importantes relacionados à Teoria do Números.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqÁlgebrapt_BR
dc.subject.cnpqOrientação e Aconselhamentopt_BR
dc.titleDivisibilidade, congruência e aritmética modular em problemas olímpicos.pt_BR
dc.date.issued2018-04-
dc.description.abstractMathematics is a living and constantly growing science, not only in the everyday life of individuals, but also in universities. In this sense, in order to disseminate mathematical knowledge in both Basic and Higher Education, the Mathematical Olympiads were created, a project at the international, national, regional and local levels, with the purpose of stimulating and promoting the study of Mathematics , thus contributing to a quality basic education. In the present work we approach a little about the origin of the Mathematical Olympiads, we discuss about the emergence and the objectives of the main olympiads, some international: International Mathematical Olympiad (IMO); Ibero-American Mathematics; South Cone and the Olympiad of May and national: Brazilian Olympiad of Mathematics of the Public Schools (OBMEP) and the Brazilian Mathematical Olympiad (OBM) and, regionally, we talked about the Olympiad Campinense de Matemática (OCM), Olympiad promoted and held by the University Federal University of Campina Grande (UFCG). In line with the problems addressed by these competitions, we have dealt with concepts related to Number Theory such as divisibility, congruences and modular arithmetic. This paper aims to justify the need to construct a support material that includes teachers and students from public and private schools interested in preparing for the Mathematical Olympiads. The intention is not to use this material as an olympics course, as it is far from complete, but can be used to review some important topics related to Number Theory.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2291-
dc.date.accessioned2018-11-27T15:03:26Z-
dc.date.available2018-11-27-
dc.date.available2018-11-27T15:03:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAritmética modularpt_BR
dc.subjectProblemas olímpicospt_BR
dc.subjectDivisibilidade modularpt_BR
dc.subjectCongruência modularpt_BR
dc.subjectOlimpíadas de matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subjectModular arithmeticpt_BR
dc.subjectOlympic Problemspt_BR
dc.subjectModular divisibilitypt_BR
dc.subjectModular Congruencept_BR
dc.subjectMathematical Olympiadspt_BR
dc.subjectNumber theorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Joselito Elias de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, J. E. de. Divisibilidade, congruência e aritmética modular em problemas olímpicos. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2291pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSELITO ELIAS DE ARAÚJO – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018.pdfJoselito Elias de Araújo– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018489.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.