Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404893287881719pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.-
dc.contributor.advisor1IDDE MORAIS FILHO, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS, Tomás Edson.-
dc.contributor.referee2ALVES, Claudianor Oliveira.-
dc.contributor.referee3NEMER, Rodrigo Cohen Mota.-
dc.description.resumoPercebemos que alguns conceitos relacionados aos números reais estudados pelos professores de matemática, enquanto discentes na universidade na disciplina de Análise Matemática, acabam se distanciando dos conceitos trazidos nos livros didáticos de ensino médio. Assim, o presente trabalho pretende estabelecer uma conexão entre as abordagens do estudo dos números reais na educação básica e na licenciatura em matemática. Nosso foco é o olhar do professor acerca desse assunto, como ajudá-los a ver que os números reais podem ser melhor entendidos utilizando conceitos da disciplina de Análise Matemática e que estes conceitos podem ajudá-lo a abordar o assunto em suas aulas. Para isso, analisaremos e descreveremos de que forma os números reais são tratados no ensino médio e na licenciatura. Em seguida discutiremos quais números reais podem ser marcados na reta real e desmistificaremos a impressão que os livros didáticos passam de que é possível marcar todos os números. Apresentaremos também uma definição de completude dos números reais que poderia ser dada em disciplinas de Análise Matemática nos cursos de Licenciatura, usando o Teorema dos Intervalos Encaixantes, tornando-a mais inteligível e próxima a conceitos usados no Ensino Médio. Esperamos, por meio desse trabalho, contribuir para que haja uma aproximação dos conteúdos estudados na disciplina de Análise com os conteúdos abordados nos livros de ensino médio, de modo a contribuir com a prática docente e tornar clara a importância de disciplinas como Análise Matemática para a formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqAnálisept_BR
dc.titleConceitos de análise matemática na reta para bem compreender os números reais no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2017-08-
dc.description.abstractWe have realized that some concepts related to the real numbers studied by math teachers, when they were students at the university in the Mathematical Analysis discipline, end up distancing themselves from the concepts brought in high school textbooks. Thus, the present work intends to establish a connection between the real numbers study approaches in basic education and in mathematics degree course. Our focus is on teachers’ look to this subject, how to help them see that real numbers can be better understood using concepts from the Mathematical Analysis discipline and that these concepts could help them to approach this subject in their classrooms. To do it, we will analyze and describe how real numbers are treated in high school and college. Next, we will discuss what real numbers can be marked on the real line so we can demystify the impression expressed by textbooks that it is possible to mark all of the numbers. We will also present a definition of completeness of real numbers that could be taught in Mathematical Analysis disciplines in mathematics degree courses, using the Nested Intervals Theorem, making it more intelligible and close to concepts used in High School. Through this work, We hope to contribute to the approximation of the contents studied in the discipline of Analysis with the contents addressed in high school textbooks, in order to contribute to the teaching practice and to make clear the importance of disciplines such as Mathematical Analysis for teachers training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2293-
dc.date.accessioned2018-11-27T15:43:51Z-
dc.date.available2018-11-27-
dc.date.available2018-11-27T15:43:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNúmeros reaispt_BR
dc.subjectAnálise matemáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise Realpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectReal numberspt_BR
dc.subjectMath analysispt_BR
dc.subjectDidatic bookspt_BR
dc.subjectReal Analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mireli Morais de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. M. de. Conceitos de análise matemática na reta para bem compreender os números reais no ensino médio. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2293pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELI MORAIS DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2017.pdfMireli Morais de Oliveira – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20173.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.