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dc.creator.IDBRITO, F. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058182597782088pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA SOBRINHO, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4314291896470987pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Edelweis José Tavares.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.-
dc.description.resumoNúmero, como hoje é entendido, é uma entidade abstrata, produto propriamente humano, empregado em processos de contagem e enumeração. Na escola, se aprende que existem números naturais e inteiros, além de outros. Os naturais estão ligados principalmente à noção de sucessor, enquanto os demais às noções de medida e orientação. Procurou-se neste trabalho demonstrar que os inteiros podem ser construídos de forma axiomática e indutiva, tal como é feito para os naturais com os axiomas de Peano. As orientações pedagógicas e as pesquisas sobre a ideia de número instigam novas abordagens na escola. Com isso, buscou-se contribuir para inovação nas aulas de matemática sobre conjuntos numéricos, visto que há uma dificuldade considerável em se trabalhar com números inteiros negativos por boa parte dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleUma extensão dos axiomas de Peano para a construção dos inteiros.pt_BR
dc.date.issued2017-08-
dc.description.abstractNumber, according to current understanding, is an abstract entity, human product, employed in processes of count and enumeration. In school, people learn natural and whole numbers, including others. Natural numbers are bound up with notion of successor, where as whole numbers are bound up with notions of measure and direction. This work searched to demonstrate an axiomatic and indutive construction for whole numbers, just like we build natural numbers using Peano’s axioms. Pedagogical instructions and researches about idea of number instigate new approaches in school. Hence, we seek to contribute with innovative classes about numerical sets, since very students face difficulties with negative whole numbers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2294-
dc.date.accessioned2018-11-27T15:54:01Z-
dc.date.available2018-11-27-
dc.date.available2018-11-27T15:54:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAxiomas de Peanopt_BR
dc.subjectConstrução dos Inteirospt_BR
dc.subjectNaturalpt_BR
dc.subjectInteiropt_BR
dc.subjectPeano's Axiomspt_BR
dc.subjectConstruction of Integerspt_BR
dc.subjectAllpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Fred Charles Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationBRITO, F. C. A. de. Uma extensão dos axiomas de Peano para a construção dos inteiros. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2294pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

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