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Title: Smart campus: indicators for the smartization process at universities.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: PALACIO, Marysol Castillo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Camilo Allyson Simões de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinicius Farias.
Keywords: Smart campus;Sustainable development;Smartization process;Latin american perspective;Smart campus monitor;Desenvolvimento sustentável;Processo de smartization;Perspectiva latino-americana;Monitor de smart campus
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da. Smart campus: indicators for the smartization process at universities. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981
???metadata.dc.description.resumo???: Smart Campuses transformam a universidade por meio de uma série de ações tecnológicas, sustentáveis e sociais. Esta dissertação propõe um framework geral para Smart Campus e recomenda indicadores para monitorar o processo de smartization para o contexto latino- americano com base na tecnologia, conectividade e nos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A dissertação está estruturada em três artigos que utilizaram metodologias qualitativas e quantitativas. Primeiramente, o estudo realizou uma Revisão Sistemática da Literatura com base nos métodos PRISMA e SPIDER para identificar o estado da arte e propor um framework de Smart Campus, indicando seu conceito, principais perspectivas teóricas e empíricas. O segundo artigo validou a estrutura anterior por meio de um Método de Focus Group com um painel de especialistas latino-americanos para criar a perspectiva da escola latino-americana. O terceiro artigo aplicou o framework em uma universidade brasileira para identificar sua importância e as prioridades para os tomadores de decisão em relação aos processos de smartization das universidades. O método de pesquisa foi uma metodologia HJ-BIPLOT baseada na Análise de Desempenho-Importância (IPA). Os resultados têm contribuições duplas. Teoricamente, consolidou um conceito e modelo de smart campus; ao mesmo tempo, abriu a perspectiva latino-americana de smart campus. Empiricamente, a dissertação forneceu uma ferramenta para gestores acadêmicos implementarem e controlarem o processo de smartization nas universidades. Os resultados da dissertação também ofereceram uma estrutura integrativa para o de smart campus com base nos ODS como uma agenda universal integrada e indivisível que busca equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, ambiental e social. Além disso, a pesquisa fornece um modelo de Smart Campus com oito dimensões e 38 indicadores validados por acadêmicos latino-americanos como uma estrutura para o campo. Ao final, esta dissertação reuniu todas as descobertas em uma ferramenta de gestão como um monitor de campus inteligente.
Abstract: Smart campuses transform the university through a range of technological, sustainable, and social actions. This thesis proposes a general framework for Smart Campus and recommends indicators to monitor the smartization process for the Latin American context based on technology, connectivity, and the Sustainable Development Goals pillars (SDGs). The thesis is structured by three papers that used both qualitative and quantitative methodologies. Firstly, the study performed a Systematic Literature Review based on PRISMA and SPIDER methods to identify the state-of-the-art and propose a smart campus framework, indicating its concept, main theoretical, and empirical perspectives. The second paper validated the previous framework through a Focus Group Method with a Latin American expert panel to create the Latin American school perspective. The third paper applied the framework in a Brazilian University to identify its importance and the priorities to decision-makers toward smartization processes of universities. The research method was an HJ-BIPLOT methodology based on Importance-Performance Analysis (IPA). The results have twofold contributions. Theoretically, it consolidated a smart campus concept and model; at the same time, opened the Latin American perspective of smart campuses. Empirically, the thesis provided a tool for academic managers to implement and control the smartization process in universities. Thesis Results also offered an integrative framework for the smart campus based upon the SDGs as an integrated and indivisible universal agenda that seeks to balance the three dimensions of sustainable development: economic, environmental, and social. Also, the research provides a Smart Campus Model with eight dimensions and 38 indicators validated by Latin American scholars as a Framework to the field. In the end, this thesis gathered all findings in a management tool such as a monitor of smart campus.
Keywords: Smart campus
Sustainable development
Smartization process
Latin american perspective
Smart campus monitor
Desenvolvimento sustentável
Processo de smartization
Perspectiva latino-americana
Monitor de smart campus
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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