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Title: A relação orientador-orientando em um mestrado profissional de formação docente: uma investigação à luz das ideias do Círculo de Bakhtin.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Wallace.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Eliete Correia dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANCELINO, Pedro Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: XAVIER, Manassés Moraes.
Keywords: Mestrado profissional;PROFLetras;Relação entre orientador e orientando;Análise dialógica do discurso (ADD);Rede de vozes;Posicionamento axiológico;Professional master‘s degree;Relationship between the advisor and student;Dialogical discourse analysis (ADD);Network of voices;Axiological positioning
Issue Date: 1-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Wallace. A relação orientador-orientando em um mestrado profissional de formação docente: uma investigação à luz das ideias do Círculo de Bakhtin. 198 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta pesquisa é investigar a relação na orientação acadêmica, a partir da interação discursiva entre Orientador e orientando, sobre a orientação da dissertação de mestrado (ou outro produto final), no contexto de um mestrado profissional (PROFLetras) de uma universidade pública brasileira (UFCG). O questionamento que deu origem a esta investigação é: Como acontece o processo de orientação discursiva, na relação acadêmica entre Orientadororientando, no PROFLetras/UFCGCFP? A teoria usada nesta investigação é a Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin, porque se entende que as relações são sociais, dialógicas e homogêneas e que, para sua compreensão, o discurso é o fator primeiro a ser considerado. Esta pesquisa, que tem como tipo um estudo de caso, usou, para análise dos dados, o método qualitativoquantitativo, ou ―qualiquanti‖, sendo de natureza aplicada no contexto da esfera acadêmica. A geração dos dados no contexto universitário público federal ocorreu no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, resultando em uma amostra de 41 sujeitos participantes, sendo 13 Orientadores e 28 orientandos. Os dados foram gerados por meio da aplicação de um questionário eletrônico, disponibilizado por email, sendo que foram enviados dois questionários: um para os Orientadores, com 12 questões, e um para os orientandos com o total de 15 questões. Foi necessária a triangulação dos dados, na qual os dados coletados no formulário dos professores com os dados no formulário dos alunos foram comparados para que a posição valorativa dos docentes e a posição valorativa dos alunos fossem percebidas no evento enunciativo orientação acadêmica. Os dados apontam que, nesse evento enunciativo, os sujeitos sociais envolvidos olham primeiramente para as questões voltadas ao processo, a partir de atos internos e externos (em especial os orientandos) e considerando também as questões teóricas e metodológicas (em especial os Orientadores) como fundamentais no fenômeno investigado. Essa relação não é formada apenas das vozes desses sujeitos, mas também por outras vozes como a do contexto sóciohistórico e da prática ideológicodiscursiva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da coordenação do PPG. Além disso, há, conforme os dados mostram, uma necessidade de se repensar algumas questões técnicas quanto à organização e à seleção de ingresso no referido MP (PROFLetras) e, para as quais, são sugeridas ações (re)significativas. Concluise, portanto, que a relação acadêmica pautase em duas cenas enunciativas: a rede de vozes e o posicionamento axiológico existentes na relação entre Orientador e orientando.
Abstract: The general objective of this research is to investigate the relationship in the academic orientation, from the verbal interaction between Advisor and student, about the orientation of the master's dissertation (or other final product), in the context of a professional master's degree (PROFLetras) of a Brazilian public university (UFCG). The question that gave origin to this investigation is: How does the process of verbal orientation happen, in the academic relationship between Supervisor and student, in the PROFLetras/UFCGCFP? The theory used in this investigation is the Dialogical Discourse Analysis (DDA) of Bakhtin's Circle, because it is understood that the relations are social, dialogical and homogeneous and that, for its comprehension, the discourse is the first factor to be considered. This research, which is a case study, used the qualitativequantitative method for data analysis and reporting, being of an applied nature in the context of the academic sphere. The data collection in the public and federal university context occurred in the period from October 2019 to February 2020, resulting in a sample of 41 participating subjects, being 13 Advisors and 28 mentees. Data were collected through the application of an electronic questionnaire, made available by email, and two questionnaires were sent: one to the Advisors, with 12 questions, and one to the students with a total of 15 questions. Data triangulation was necessary, in which the data generated in the teachers' form and the data generated in the students' form were compared so that the teachers' evaluative position and the students' evaluative position could be perceived in the enunciative event academic orientation. The data point out that, in this enunciative event, the social subjects involved look first to the processoriented issues, from internal and external acts (especially the students) and also considering the theoretical and methodological issues (especially the Advisors) as fundamental in the investigated phenomenon. This relationship is not only formed by the voices of these subjects, but also by other voices such as the sociohistorical context and the ideologicaldiscursive practice, the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and the coordination of the PPG. Moreover, there is, as the data show, a need to rethink some technical issues regarding the organization and selection for admission to the referred MP (PROFLetras) and, for which, (re)significant actions are suggested. It concludes, therefore, that the academic relationship is based on two enunciatory scenes: the network of voices and the axiological positioning existing in the relationship between Advisor and student.
Keywords: Mestrado profissional
PROFLetras
Relação entre orientador e orientando
Análise dialógica do discurso (ADD)
Rede de vozes
Posicionamento axiológico
Professional master‘s degree
Relationship between the advisor and student
Dialogical discourse analysis (ADD)
Network of voices
Axiological positioning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22995
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