Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, N. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231224517159954pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Alzir.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232304726251799pt_BR
dc.contributor.advisor2MARIN, Maria Cristina de Melo.-
dc.contributor.advisor2IDMARIN, M. C. M.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0336478202150403pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por assunto a cantoria de viola nordestina, nas suas diferentes formas de manifestação, desde a mais tradicional - a cantoria de pé-de-parede -, mais ligada à sua origem rural, até as formas urbanizadas, programas radiofônicos, congressos e gravações em discos. É* nosso objetivo traçar um quadro geral do seu processo produtivo nestes diferentes contextos, capaz de explicar o sentido do deslocamento desta manifestação cultural em sua trajetória social. Neste sentido, buscamos analisar as preocupações e temores, externados frequentemente pelos cantadores, com a descaracterização causada pela urbanização da cantoria. A nossa investigação centrou-se na cidade de Campina Grande - PB, onde é grande a concentração de profissionais da viola. Aí entrevistamos cantadores e assistimos a inúmeras de suas apresentações, ao vivo e através de gravações. Com o material recolhido fazemos uma descrição da cantoria em seus aspectos estruturais, tanto na forma tradicional como nas formas urbanizadas e, a seguir, analisamos questões como as condições socio-econômicas em que se dá a cantoria, a convivência e os conflitos entre elementos tradicionais e elementos inovadores, a relação entre o poeta e seu público re as condições sob as quais a cantoria resiste, se adapta e sobrevive nos dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência Sociais.pt_BR
dc.titleA cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.pt_BR
dc.date.issued1991-03-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300-
dc.date.accessioned2018-11-27T21:43:17Z-
dc.date.available2018-11-27-
dc.date.available2018-11-27T21:43:17Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCantoria Nordestinapt_BR
dc.subjectRepentistaspt_BR
dc.subjectPoesia Repentista Nordestinapt_BR
dc.subjectCantoria de Violapt_BR
dc.subjectCantoria de Pé de Paredept_BR
dc.subjectCultura Nordestinapt_BR
dc.subjectCantadores de Violapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Nadja de Moura.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLe chant continue debout (du mur): Étude sur les formes de production de la poésie du nord-est repeint.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Nadja de Moura. A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. 1991. 144f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300pt_BR
dc.description.resumeL'objet de notre étude, c'est la "cantoria de viola" (chants accompagnés de guitare) du Nordest du Brésil dans ses différentes manifestations, depuis la plus traditionnelle - la "cantoria de pé-de-parede" - plus attachés à son origine rurale, jusqu'aux formes plus liées à la vie urbaine, programmes radiophoniques, congrès et enregistrements sur disques. Notre but c'est de fournir un panorama general de son procès de production dans ses différents contextes, capable de rendre compte du déplacement de cette manifestation culturelle en sa trajectoire sociale. En ce sens, nons avons cherché à analyser les préoccupations et les craintes souvent exprimées par les "cantadores" (chanteurs) à l'égard de la perte des caracteristiques originales qu"a entratnée l'urbanisation de la "cantoria". Notre recherche s"est concentrée surtout dans la vi lie de Campina Grande - PB, oú l"on trouve grand nombre de professionnels dans ce genre. Là nous avons interviewé les "cantadores" et nous avons assiste à de nombreuses de leurs présentations. Nous avons aussi pris du materiel dans des enregistrements. Avec ce materiel nous avons fait une description de la "cantoria" en ses aspects structurels, aussi bien de la forme traditionnelle que des formes urbanisées et, ensuite, nous avons étudié certains questions telles que les conditions soeioéconomiques oú ce genre de musique apparaTt, les relations entre les gens et les conflits entre des éléments traditionnels et des éléments novateurs, les rapports entre le poete et son public et les conditions sous lesquelles la "cantoria" resiste, s"adapte et survit dans les temps actueis.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NADJA DE MOURA CARVALHO - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991..pdfNadja de Moura Carvalho - Dissertação PPGCS CH 1991.27.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.