Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2540264502362401pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, M. H. C. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562460183286851pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Silas Veloso de Paula.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, S. V. P.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2021.tccmon.goncalves-
dc.description.resumoEm todo Brasil, os sujeitos LGBTQIA+ sofrem com o preconceito, e a homofobia em todos os campos da sociedade. Esse preconceito e discriminação reduz de forma considerável o acesso desses sujeitos a serviços e direitos ofertados e assegurados pelo Estado. Para esses sujeitos, que sofrem esse tipo de violência, a escola e o sistema educacional deveria funcionar como uma ferramenta de proteção e combate a todo tipo de intolerância e principalmente contra a população LGBTQIA+, que por décadas são invisibilizadas por uma cultura binária e cisheternormativa, mas, não é isso que acontece, o mesmo preconceito e discriminação existente no campo social é reproduzido e reafirmado dentro das escolas do nosso país. Esse trabalho tem como um de seus objetivos analisar os impactos que essa discriminação estrutural, reproduzida pelas instituições de ensino causam no percurso escolar desses sujeitos, em especial os que frequentam as escolas públicas do Cariri Ocidental da Paraíba. Como esses sujeitos convivem com a lgbtfobia, e outras formas de violação de direitos e violências encontradas nas escolas. Também se fez necessário entender quais instrumentos e projetos essas instituições usam para proteger esses sujeitos, e ofertar uma educação de qualidade, assegurando de forma efetiva sua presença dentro da escola e sua permanência em todo processo de escolarização. Foi também observado como os/as professores/as e demais integrantes do corpo escolar convivem com as questões de sexualidade e gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleSer LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2021-11-11-
dc.description.abstractAll over Brazil, the LGBTQIA + category responds with prejudice, and widespread discrimination in all fields of society. This prejudice and discrimination considerably reduces access to services and rights offered and guaranteed by the State. Of intolerance and especially against the LGBTQIA + category, which for decades are made invisible by a binary and heteronormative cis culture, but, this is not what happens, the same prejudice and discrimination existing in the social field is reproduced and reaffirmed within the schools of our country . This work has as one of its objectives the analysis of the components that this structural discrimination, reproduced by educational institutions, cause no subject schooling, especially those who attend public schools in the Western Cariri of Paraíba. How these subjects live with homophobia, and other forms of violation of rights and violence found in schools. It was also necessary to understand which instruments and projects these institutions use to protect these subjects, and to offer quality education, effectively ensuring their pressure within the school and their permanence in the entire educational process. It was also observed how teachers and other members of the school staff live with issues of sexuality and gender.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018-
dc.date.accessioned2022-01-07T18:46:35Z-
dc.date.available2022-01-07-
dc.date.available2022-01-07T18:46:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola e sexualidadept_BR
dc.subjectSexualidade no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectLGBTQIA+ no ambiente escolarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiscriminação sexualpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero – discriminaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEscolas do Cariri Ocidental Paraibanopt_BR
dc.subjectSchool and sexualitypt_BR
dc.subjectSexuality in the school environmentpt_BR
dc.subjectLGBTQIA+ in the school environmentpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.subjectSexual discriminationpt_BR
dc.subjectGender Identity - Discriminationpt_BR
dc.subjectLGBTQIA+ studentspt_BR
dc.subjectTeaching sociologypt_BR
dc.subjectSchools in Western Cariri Paraibapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Adílio Carvalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeing LGBTQIA+ in the school environment: the experience of public schools in Western Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Adílio Carvalho. Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADÍLIO CARVALHO GONÇALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2021 (1).pdfAdílio Carvalho Gonçalves - TCC Ciências Socias 2021.527.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.