Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018
Title: Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano.
Other Titles: Being LGBTQIA+ in the school environment: the experience of public schools in Western Cariri Paraibano.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Adílio Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Silas Veloso de Paula.
Keywords: Escola e sexualidade;Sexualidade no ambiente escolar;LGBTQIA+ no ambiente escolar;Gênero;Preconceito;Discriminação sexual;Identidade de gênero – discriminação;Estudantes LGBTQIA+;Ensino de Sociologia;Escolas do Cariri Ocidental Paraibano;School and sexuality;Sexuality in the school environment;LGBTQIA+ in the school environment;Gender;Prejudice;Sexual discrimination;Gender Identity - Discrimination;LGBTQIA+ students;Teaching sociology;Schools in Western Cariri Paraiba
Issue Date: 11-Nov-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Adílio Carvalho. Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018
???metadata.dc.description.resumo???: Em todo Brasil, os sujeitos LGBTQIA+ sofrem com o preconceito, e a homofobia em todos os campos da sociedade. Esse preconceito e discriminação reduz de forma considerável o acesso desses sujeitos a serviços e direitos ofertados e assegurados pelo Estado. Para esses sujeitos, que sofrem esse tipo de violência, a escola e o sistema educacional deveria funcionar como uma ferramenta de proteção e combate a todo tipo de intolerância e principalmente contra a população LGBTQIA+, que por décadas são invisibilizadas por uma cultura binária e cisheternormativa, mas, não é isso que acontece, o mesmo preconceito e discriminação existente no campo social é reproduzido e reafirmado dentro das escolas do nosso país. Esse trabalho tem como um de seus objetivos analisar os impactos que essa discriminação estrutural, reproduzida pelas instituições de ensino causam no percurso escolar desses sujeitos, em especial os que frequentam as escolas públicas do Cariri Ocidental da Paraíba. Como esses sujeitos convivem com a lgbtfobia, e outras formas de violação de direitos e violências encontradas nas escolas. Também se fez necessário entender quais instrumentos e projetos essas instituições usam para proteger esses sujeitos, e ofertar uma educação de qualidade, assegurando de forma efetiva sua presença dentro da escola e sua permanência em todo processo de escolarização. Foi também observado como os/as professores/as e demais integrantes do corpo escolar convivem com as questões de sexualidade e gênero.
Abstract: All over Brazil, the LGBTQIA + category responds with prejudice, and widespread discrimination in all fields of society. This prejudice and discrimination considerably reduces access to services and rights offered and guaranteed by the State. Of intolerance and especially against the LGBTQIA + category, which for decades are made invisible by a binary and heteronormative cis culture, but, this is not what happens, the same prejudice and discrimination existing in the social field is reproduced and reaffirmed within the schools of our country . This work has as one of its objectives the analysis of the components that this structural discrimination, reproduced by educational institutions, cause no subject schooling, especially those who attend public schools in the Western Cariri of Paraíba. How these subjects live with homophobia, and other forms of violation of rights and violence found in schools. It was also necessary to understand which instruments and projects these institutions use to protect these subjects, and to offer quality education, effectively ensuring their pressure within the school and their permanence in the entire educational process. It was also observed how teachers and other members of the school staff live with issues of sexuality and gender.
Keywords: Escola e sexualidade
Sexualidade no ambiente escolar
LGBTQIA+ no ambiente escolar
Gênero
Preconceito
Discriminação sexual
Identidade de gênero – discriminação
Estudantes LGBTQIA+
Ensino de Sociologia
Escolas do Cariri Ocidental Paraibano
School and sexuality
Sexuality in the school environment
LGBTQIA+ in the school environment
Gender
Prejudice
Sexual discrimination
Gender Identity - Discrimination
LGBTQIA+ students
Teaching sociology
Schools in Western Cariri Paraiba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADÍLIO CARVALHO GONÇALVES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2021 (1).pdfAdílio Carvalho Gonçalves - TCC Ciências Socias 2021.527.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.