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Title: Percepção de professores sobre ações de primeiros socorros.
Other Titles: Teachers' Perception of First Aid Actions.
Percepción de los docentes sobre las acciones de primeros auxilios.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Lorena Carine Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDINS, Karla Karolline Barreto.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ABRANTES, Magaly Suênya de Almeida Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Nayara Ariane Laureano.
Keywords: Primeiros Socorros;Saúde Escolar;Educação em Enfermagem;First Aid;School Health;Nursing Education;Salud escolar;Educación en enfermería
Issue Date: 5-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Lorena Carine Dantas. Percepção de professores sobre ações de primeiros socorros. 2018. 60fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Os primeiros socorros se caracterizam pelo primeiro atendimento à vítima, ocorrendo de forma rápida e qualificada por pessoa capacitada, com a finalidade de manter os sinais vitais e a estabilização da pessoa atendida até a chegada da equipe especializada ou encaminhamento ao serviço hospitalar mais próximo, destaca-se a importância desta modalidade de atendimento pois, os primeiros minutos são essenciais para uma intervenção rápida e eficiente com o objetivo de reduzir a morbimortalidade e possíveis sequelas. A inquietude e imprevisibilidade inerentes às crianças e a estrutura física das escolas tornam mais propenso o acontecimento de lesões em cabeça, face e membros, aliados a quedas, cortes e fraturas estando na maioria das vezes, os professores como principais testemunhas do ocorrido e estes por medo, falta de conhecimento e insegurança não prestam o atendimento adequado. Neste contexto, a enfermagem ocupa posição privilegiada realizando educação em saúde, pois a escola é um dos locais em que mais se encontram situações de urgência e emergência. Objetivo: Identificar e qualificar o conhecimento dos professores da rede municipal de ensino da cidade de Cuité – Paraíba, região do Curimataú Paraibano em relação aos primeiros socorros em ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado no período de outubro de 2017 a dezembro de 2018, em 6 escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano) situadas na zona urbana, da rede municipal de ensino da cidade de Cuité, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017 possuía uma população adstrita de 20.348 habitantes. As entrevistas foram realizadas com questionários semi-estruturado com 10 perguntas subjetivas. Após término das entrevistas, as mesmas foram compiladas em três categorias denominadas: Noções sobre acidentes escolares, Primeiros socorros e Aprendendo sobre primeiros socorros. Resultados: Através da análise dos dados, os obstáculos percebidos por este estudo permitiram perceber a fragilidade existente do conhecimento dos professores, a não contemplação da disciplina de primeiros socorros na graduação dos educadores resultando em despreparo e insegurança, e a falta de capacitações ofertadas aos professores sobre o tema. Considerações finais: Ressalta-se a sugestão de iniciar o ensino de primeiros socorros no ensino fundamental, a inserção da matéria na grade curricular de todos os cursos de nível superior, delimitando o papel das prefeituras municipais neste âmbito, com a contribuição de montagem e distribuição dos kits de primeiros socorros em todas as escolas. É válido ressaltar o impacto desta pesquisa, pois propõe-se uma intervenção de transformação de atitudes, contribuindo para prevenção de acidentes, na formação de cidadãos mais conscientes e realizando desta forma, educação em saúde.
Abstract: First aid is characterized by the first assistance to the victim, occurring quickly and qualified by a qualified person, with the purpose of maintaining the vital signs and stabilization of the person served until the arrival of the specialized team or referral to the nearest hospital service , highlights the importance of this mode of care since the first minutes are essential for a rapid and efficient intervention with the objective of reducing morbidity and mortality and possible sequelae. The restlessness and unpredictability inherent in children and the physical structure of schools make it more prone to head, face and limb injuries, allied to falls, cuts and fractures. Most of the time, teachers are the main witnesses of the event and these fear, lack of knowledge and insecurity do not provide adequate care. In this context, nursing occupies a privileged position in health education, since the school is one of the places where emergency and emergency situations are most present. Objective: To identify and to qualify the knowledge of the teachers of the municipal education network of the city of Cuité - Paraíba, Curimataú Paraibano region in relation to first aid in school environment. Methodology: It is a descriptive study, of a qualitative nature, carried out from October 2017 to December 2018 in 6 elementary schools (1st to 9th grade) located in the urban area of the municipal network of teaching in the city of Cuité, which according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) in the year 2017 had an affiliated population of 20,348 inhabitants. The interviews were conducted with semi-structured questionnaires with 10 subjective questions. After the interviews were completed, they were compiled into three categories: Notions about school accidents, First aid and Learning about first aid. Results: Through the analysis of the data, the obstacles perceived by this study allowed to perceive the existing fragility of the teachers' knowledge, not to contemplate the discipline of first aid in the graduation of the educators resulting in unpreparedness and insecurity, and the lack of capacities offered to the teachers About the subject. Final considerations: The suggestion to start teaching first aid in elementary school, the insertion of the subject in the curriculum of all the courses of higher level, defining the role of the municipal governments in this scope, with the contribution of assembly and distribution of first aid kits in all schools. It is worth emphasizing the impact of this research, since it proposes an intervention of transformation of attitudes, contributing to accident prevention, training of more conscious citizens and thus carrying out health education.
???metadata.dc.description.resume???: Los primeros auxilios se caracterizan por la primera asistencia a la víctima, ocurriendo de manera rápida y calificada por una persona capacitada, con el fin de mantener los signos vitales y la estabilización de la persona asistida hasta la llegada del equipo especializado o derivación al servicio hospitalario más cercano, destaca La importancia de este tipo de servicio es importante porque los primeros minutos son fundamentales para una intervención rápida y eficaz con el fin de reducir la morbimortalidad y las posibles secuelas. La inquietud e imprevisibilidad inherentes a los niños y la estructura física de las escuelas hacen que la ocurrencia de lesiones en la cabeza, cara y extremidades sea más propensa, combinada con caídas, cortes y fracturas, siendo los maestros los principales testigos de lo sucedido la mayor parte del tiempo. el miedo, la falta de conocimiento y la inseguridad no brindan una atención adecuada. En este contexto, la enfermería ocupa una posición privilegiada en la impartición de educación para la salud, ya que la escuela es uno de los lugares donde se presentan las situaciones de mayor urgencia y emergencia. Objetivo: Identificar y calificar los conocimientos de los docentes de la red de educación municipal de la ciudad de Cuité - Paraíba, región de Curimataú Paraibano, en relación a los primeros auxilios en el ámbito escolar. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo, cualitativo, realizado de octubre de 2017 a diciembre de 2018, en 6 escuelas primarias (1 ° a 9 ° grado) ubicadas en el área urbana, de la red de educación municipal de la ciudad de Cuité, que según el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) en 2017 contaba con una población matriculada de 20.348 habitantes. Las entrevistas se realizaron con cuestionarios semiestructurados con 10 preguntas subjetivas. Una vez finalizadas las entrevistas, se recopilaron en tres categorías denominadas: Nociones sobre accidentes escolares, Primeros auxilios y Aprendizaje sobre primeros auxilios. Resultados: A través del análisis de datos, los obstáculos percibidos por este estudio permitieron percibir la debilidad existente en el conocimiento de los docentes, la no contemplación de la disciplina de primeros auxilios en la graduación de los educadores, lo que resulta en la falta de preparación e inseguridad, y la falta de formación. ofrecido a los profesores Sobre la asignatura. Consideraciones finales: Destacamos la sugerencia de iniciar la enseñanza de primeros auxilios en la escuela primaria, la inclusión de la asignatura en el plan de estudios de todos los cursos de educación superior, delimitando el papel de los ayuntamientos en este ámbito, con el aporte del montaje y distribución de botiquines. primeros auxilios en todas las escuelas. Cabe destacar el impacto de esta investigación, ya que propone una intervención para transformar actitudes, contribuyendo a la prevención de accidentes, en la formación de ciudadanos más concienciados y, de esta forma, realizando educación para la salud.
Keywords: Primeiros Socorros
Saúde Escolar
Educação em Enfermagem
First Aid
School Health
Nursing Education
Salud escolar
Educación en enfermería
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23027
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