Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2308
Title: Entre a cruz e a enxada: a igreja católica e a extensão rural no imaginário camponês - um estudo no engenho Cipó, Areia-PB.
Other Titles: Between the cross and the hoe: the catholic church and the rural extension in the peasant imaginary - a study in the Engenho Cipó, Areia - PB.
???metadata.dc.creator???: LEÓN, Adriano Azevedo Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa.
Keywords: Engenho Cipó - Areia - PB;Extensão Rural;Camponeses;Campesinato;Práticas Mágicas e Campesinato;Igreja Católica e Extensão Rural;Sociologia Rural
Issue Date: 1993
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEÓN, Adriano Azevedo Gomes de. Entre a cruz e a enxada: a igreja católica e a extensão rural no imaginário camponês - um estudo no engenho Cipó, Areia-PB. 1993. 117f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1993.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo analisar o imaginário de ex-moradores e hoje proprietários de um engenho de rapadura no município de Areia-PB, em relação à Extensão Rural e Igreja Católica, agentes externos atuantes na área após a conquista da terra. Após a desapropriação oficial implementada pela FUNDAP, 32 famílias foram assentadas. Ao assumirem o papel de pequenos produtores, essas famílias substituíram a cultura da cana-de-açúcar pela cultura da banana, para escaparem do domínio da usina de açúcar local. Passaram, assim, de meros fornecedores de matéria-prima para produtores de uma cultura agrícola capaz de inseri-los em um mercado mais aberto, garantindo-lhes o suporte financeiro para as unidades produtivas familiares. Uma nova condição de proprietários da terra e os recentes contatos com a Extensão Rural e a Igreja Católica contribuíram para a construção de uma nova identidade entre os indivíduos assentados, decorrente da mudança na interação homem-terra-trabalho. O real sentido de modernização repassado pelas duas instituições que atuam na área destes assentados é ainda uma imposição de um modelo que não contempla a produção familiar como fundamento da posse e uso da terra. As ambiguidades resultantes de tal situação estão expressas nos discursos dos informantes e sob os signos do seu imaginário social. Os dados aqui analisados foram obtidos através de abordagens essencialmente qualitativas em uma pesquisa de campo realizada de julho a dezembro de 1991.
Keywords: Engenho Cipó - Areia - PB
Extensão Rural
Camponeses
Campesinato
Práticas Mágicas e Campesinato
Igreja Católica e Extensão Rural
Sociologia Rural
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2308
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANO AZEVEDO GOMES DE LEON - DISSERTAÇÃO PPGCS 1993..pdfAdriano Azevedo Gomes de León - Dissertação PPGCS 1993.8.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.