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dc.creator.IDPEREIRA, F. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068879939641420pt_BR
dc.contributor.advisor1DUQUE, Ghislaine.-
dc.contributor.advisor1IDDUQUE, G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521461209347681pt_BR
dc.contributor.advisor2POTENGY, Gisélia Franco.-
dc.contributor.advisor2IDPOTENGY, G. F.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142938025760401pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar os elementos político-religiosos das práticas sociais internas e externas, fundamentais na construção de um projeto alternativo em Canudos, no Sertão da Bahia - 1983 - 97. O movimento social de Canudos em um só tempo, movimento de natureza religiosa e política. se, por um lado, apresenta a extraordinária figura carismática de Antônio Conselheiro como líder principal, responsável junto aos grupos pela direção e organização da produção religiosa, por outro lado, esse mesmo movimento também busca se afirmar enquanto recusa à ordem social vigente. Recusa que se expressa como resistência para além da opressão social, no desejo utópico de identidade e libertação pessoal e coletiva, intermediada no cotidiano pela realização de objetivos mais imediatistas dos grupos presentes. As representações sociais informam que a superação da situação imediata, refere-se à possibilidade de uma transformação social a partir da transformação individual no coletivo. Transformação esta realizada pelo imaginário religioso, pelo qual os grupos sociais elaboram, organizam e exercitam suas crenças e suas representações do mundo. Utopia aqui significa essa possibilidade em curso de um mundo social e "divino" que ainda está por existir, mas que se apresenta como "esperança" no conceito blochiano. A espera para os Canudenses era um tempo de preparação espiritual, rememoração do êxtase religioso de aproximação ou da união com Deus. E aqui reside a vinculação das práticas religiosas e as instituições políticas locais. Para concretização dos objetivos propostos, foram desenvolvidos três capítulos. No primeiro, procurou-se observar as relações sociais pertinentes no contexto sócio-político local - o do sertão de Canudos, consideradas de fundamental importância para a compreensão dos antecedentes dos movimentos. No segundo capítulo, a preocupação central foi ressaltar os aspectos cruciais do itinerário atormentado de antônio Conselheiro, cuja participação determinou os referenciais político-religiosos da comunidade canudense. Finalmente, no terceiro capítulo, é feita uma análise do universo das práticas sociais que justificam seus objetivos e deram sustentação político-ideológica ao movimento em questão. A conclusão geral a que se chegou, situa Canudos como sendo um movimento sócio-político de resistência contra o poder, com repercussão local e regiões circunvizinhas, em favor de um projeto alternativo de autonomia popular frente às instituições da sociedade sertaneja.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleCanudos: a utopia entre Deus e o diabo (Bahia - 1893-97).pt_BR
dc.date.issued1993-
dc.description.abstractThis work proposes to analyze the political-religious elements of internal and external social practices, fundamental in the construction of an alternative project in Canudos, in the Sertão da Bahia - 1983 - 97. The social movement of Canudos in a single time, movement of nature religious and political life. on the one hand, presents the extraordinary charismatic figure of Antônio Conselheiro as the main leader, responsible to the groups for the direction and organization of religious production, on the other hand, this movement also seeks to affirm itself while refusing the current social order. It refuses to express itself as resistance beyond social oppression, in the utopian desire for identity and personal and collective liberation, intermediated in the everyday by the achievement of more immediate goals of the present groups. The social representations inform that the overcoming of the immediate situation, refers to the possibility of a social transformation from the individual transformation in the collective. Transformation is realized by the religious imaginary, by which social groups elaborate, organize and exercise their beliefs and their representations of the world. Utopia here means this ongoing possibility of a social and "divine" world that is yet to exist, but which presents itself as "hope" in the Blochian concept. The waiting for the Canudenses was a time of spiritual preparation, remembrance of the religious rapture of approach or union with God. And here lies the bonding of religious practices and local political institutions. To achieve the proposed objectives, three chapters have been developed. In the first one, it was sought to observe the pertinent social relations in the local socio-political context - that of the Canudos sertão, considered of fundamental importance for the understanding of the antecedents of the movements. In the second chapter, the central concern was to highlight the crucial aspects of the antonio Conselheiro's tormented itinerary, whose participation determined the politico-religious referents of the Canudan community. Finally, in the third chapter, an analysis is made of the universe of social practices that justify its objectives and gave political-ideological support to the movement in question. The general conclusion reached, places Canudos as a socio-political movement of resistance against power, with local repercussions and surrounding regions, in favor of an alternative project of popular autonomy in front of the institutions of sertaneja society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2324-
dc.date.accessioned2018-11-30T17:43:25Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2018-11-30T17:43:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCanudos - Bahiapt_BR
dc.subjectAntonio Conselheiropt_BR
dc.subjectPadre Júlio Fiorentinipt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subjectMovimento Social de Canudos-BApt_BR
dc.subjectPrática Religiosa em Canudospt_BR
dc.subjectLíder Religiosopt_BR
dc.subjectHistória de Canudospt_BR
dc.subjectHistória da Bahiapt_BR
dc.subjectPolítica em Canudospt_BR
dc.subjectSertão de Canudospt_BR
dc.subjectPolítica e Religião em Canudospt_BR
dc.subjectResistência em Canudos-BApt_BR
dc.subjectImaginário Religiosopt_BR
dc.subjectCanudos e Utopiapt_BR
dc.subjectReligious Practice in Canudospt_BR
dc.subjectPolitics and Religion in Canudospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Ferdinand Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCanudos: the utopia between God and the Devil (Bahia - 1893-97).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Ferdinand Cavalcante. Canudos: a utopia entre Deus e o diabo. 1993. 151f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1993. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2324pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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FERDINAND CAVALCANTE PEREIRA - DISSERTAÇÃO PPGCS 1993..pdf Ferdinand Cavalcante Pereira - Dissertação PPGCS CH 1993.134.75 MBAdobe PDFView/Open


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