Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23289
Title: Projetos de letramento: uma proposta colaborativa com o trabalho docente.
Other Titles: Literacy projects: a collaborative proposal with teaching work.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Marinalva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Fabiana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Maria de Fátima Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Roziane Marinho.
Keywords: Letramento;Projetos de letramento;(Re) significação das práticas de ensino;Literacy;Literacy projects;(Re)signification of teaching practices;Proposta colaborativa com o trabalho docente;Collaborative proposal with teaching work;Literatura;Proyectos de alfabetización;(Re)significación de las prácticas docentes;Propuesta colaborativa con trabajo docente;L'alphabétisation;Projets d'alphabétisation;(Re)signification des pratiques pédagogiques;Proposition collaborative avec travail pédagogique
Issue Date: 18-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, M. Projetos de letramento: uma proposta colaborativa com o trabalho docente. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23289
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem fundamentada em práticas sociais é um fator primordial para o desenvolvimento das crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste sentido, há a necessidade de realizar um trabalho pedagógico que viabilize o ensino da leitura e de produção textual com destaque especial para as propostas de letramento, com ações pedagógicas que correspondam aos anseios dos nossos alunos e da realidade social na qual estão inseridos. Nessa perspectiva, se destacam os projetos de letramento como alternativa para o ensino da língua como prática social. Dessa forma, nos propomos a investigar quais as contribuições dos projetos de letramento para (re) significar a prática de leitura e escrita de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está fundamentada nos estudos sobre o letramento, a partir de autores como STREET, KLEIMAN e SOARES, bem como nos estudos relacionados ao trabalho com os gêneros textuais em sala de aula MARCUSCHI, DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, COSTA HÜBES, SIMIONI e ANTUNES. A pesquisa aqui delineada é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, numa abordagem colaborativa. A participante é uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da zona urbana de um município paraibano. Como instrumento de pesquisa, utilizamos, em primeiro lugar, a análise de documentos (planos de aula e atividades), para verificar se a prática de ensino da professora colaboradora contempla o trabalho pedagógico considerando o letramento como prática social. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada para identificar a compreensão da professora sobre o letramento, tendo em vista, as funções sociais dos diversos gêneros textuais como uma característica do letramento. Realizamos, logo após, a observação participante das aulas remotas da professora, para descrevermos e analisarmos o seu trabalho com a língua materna. No quarto momento, promovemos sessões de reflexão com a professora colaboradora sobre o letramento, com vistas a subsidiar a elaboração colaborativa de um projeto de letramento. Os resultados obtidos nos revelaram a necessidade de formação dos professores da educação básica para o ensino da língua materna na perspectiva do letramento, pois o trabalho com o gênero ainda apresenta-se guiado por modelos tradicionais que pouco contribuem para a formação do aluno leitor proficiente. Além disso, apontam os projetos de letramento como potenciais ferramentas para (re)significar a prática docente na valorização das práticas sociais/culturais da escrita no ensino da língua materna, direcionando o estudo do gênero para propósitos que vão além da aprendizagem de conteúdos, voltados às necessidades e interesses dos alunos.
Abstract: Learning based on social practices is a key factor for the development of children who are in the early years of elementary school. In this sense, there is a need to carry out pedagogical work that enables the teaching of reading and writing, with special emphasis on literacy proposals, with pedagogical actions that correspond to the expectations of our students and the social reality in which they are found. From this perspective, literacy projects stand out as an alternative to language teaching as a social practice. Thus, this research aims to investigate the contribution of literacy projects of a teacher to (re)signify the practice of teaching reading and writing in the early years of elementary school. It is based on studies on literacy, from authors such as Street, Kleiman and Soares, as well as on studies related to work with textual genres in the classroom MARCUSCHI, DLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY, COSTA HÜBES and SIMIONI. The research outlined here is of qualitative nature, case study type, in a collaborative approach. The participant is a teacher of the early years of elementary school at a school in an urban area of a town in Paraíba. As a research instrument, we first used the analysis of documents (class plans and activities), to verify whether the teaching practice of the collaborating teacher includes pedagogical work considering literacy as a social practice. Then, we carried out a semi-structured interview to identify the teacher's understanding of literacy, considering social functions of different textual genres as a characteristic of literacy. Following that, we carried out participant observation of the teacher's remote classes, to describe and analyze her work with the mother tongue. In a fourth moment, we promoted reflection sessions with the collaborating teacher on literacy, in order to support the collaborative elaboration of a literacy project. The results obtained revealed the need for training basic education teachers to teach the mother tongue from the perspective of literacy, since work with this is still guided by traditional models that contribute little to the formation of a proficient reader. In addition, the results point to literacy projects as potential tools to (re)signify the teaching practice in valuing the social/cultural practices of writing in teaching the mother tongue, directing this study to purposes that go beyond content learning, aimed at the needs and interests of the students.
Keywords: Letramento
Projetos de letramento
(Re) significação das práticas de ensino
Literacy
Literacy projects
(Re)signification of teaching practices
Proposta colaborativa com o trabalho docente
Collaborative proposal with teaching work
Literatura
Proyectos de alfabetización
(Re)significación de las prácticas docentes
Propuesta colaborativa con trabajo docente
L'alphabétisation
Projets d'alphabétisation
(Re)signification des pratiques pédagogiques
Proposition collaborative avec travail pédagogique
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23289
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINALVA BEZERRA – DISSERTAÇÃO PPGEd CH 2021.pdfMarinalva Bezerra - Dissertação PPGEd CH 20212.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.