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Title: A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB.
Other Titles: The reception of the National Teacher Training Policy 1996 - 2005: The case of the "Parameters in action", in Serra Branca - PB.
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
Keywords: Formação de Professores;Política Educacional;Política Nacional de Formação de Professores;Formação docente;Serra Branca - Paraíba - PB;Parâmetros em Ação;Sistema Municipal de Ensino - Serra Branca-PB;Teacher Training;Educational Politics
Issue Date: Dec-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de. A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB. 2003. 240f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho estudamos a Política Nacional de Formação de Professores, especificamente, do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado Parâmetros em Ação, através do estudo do caso do Município de Serra Branca, interior da Paraíba, no qual focalizamos a recepção dessa política pelas professoras e gestoras da rede municipal de ensino. Como perspectiva teórica utilizamos de maneira central as contribuições de Pierre Bourdieu. Os procedimentos utilizados para levantamento de dados foram a observação direta e o diálogo informal com as professoras e gestoras educacionais. Além do levantamento de dados secundários, sejam censitários ou documentais, realizamos também trinta entrevistas e ainda o registro de depoimentos (relato de experiência e história de vida) de doze professoras. Em nossa pesquisa de campo foram confirmadas nossas hipóteses de que havia um caráter autoritário nessa política, evidenciado pelo fato de ser a mesma acionada de "cima para baixo", por ter um conteúdo homogeneizador e um modelo de tomada de decisões centralizador, apesar de se apresentar como uma intervenção democrática.
Abstract: In this work we study the National Policy of Schoolteachers Training, more specifically the Continuing Professional Development Program entitled Parameters in Action, analysing the case of Serra Branca City, in Paraíba State. In this case study we focus the reception of the policy mentioned by local schoolteachers and school administrators. The theoretical perspective we use was the contribution of Pierre Bourdieu. Our methodology consisted of direct observation and informal dialogues with a sample of subjects involved in the local education system. We carried out thirty structured interviews and we took up life stories of twelve schoolteachers. The research work we carried out confirmed our hypothesis according to which the policy studied has an authoritarian nature, evidenced by its imposed strategies, by its homogenising contents and by its centralising model of decision making, despite its explicit discourse of democratic intervention.
Keywords: Formação de Professores
Política Educacional
Política Nacional de Formação de Professores
Formação docente
Serra Branca - Paraíba - PB
Parâmetros em Ação
Sistema Municipal de Ensino - Serra Branca-PB
Teacher Training
Educational Politics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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