Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROZ, M. A. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836384724264435pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.advisor1IDGUERRA, L. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho estudamos a Política Nacional de Formação de Professores, especificamente, do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado Parâmetros em Ação, através do estudo do caso do Município de Serra Branca, interior da Paraíba, no qual focalizamos a recepção dessa política pelas professoras e gestoras da rede municipal de ensino. Como perspectiva teórica utilizamos de maneira central as contribuições de Pierre Bourdieu. Os procedimentos utilizados para levantamento de dados foram a observação direta e o diálogo informal com as professoras e gestoras educacionais. Além do levantamento de dados secundários, sejam censitários ou documentais, realizamos também trinta entrevistas e ainda o registro de depoimentos (relato de experiência e história de vida) de doze professoras. Em nossa pesquisa de campo foram confirmadas nossas hipóteses de que havia um caráter autoritário nessa política, evidenciado pelo fato de ser a mesma acionada de "cima para baixo", por ter um conteúdo homogeneizador e um modelo de tomada de decisões centralizador, apesar de se apresentar como uma intervenção democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB.pt_BR
dc.date.issued2003-12-
dc.description.abstractIn this work we study the National Policy of Schoolteachers Training, more specifically the Continuing Professional Development Program entitled Parameters in Action, analysing the case of Serra Branca City, in Paraíba State. In this case study we focus the reception of the policy mentioned by local schoolteachers and school administrators. The theoretical perspective we use was the contribution of Pierre Bourdieu. Our methodology consisted of direct observation and informal dialogues with a sample of subjects involved in the local education system. We carried out thirty structured interviews and we took up life stories of twelve schoolteachers. The research work we carried out confirmed our hypothesis according to which the policy studied has an authoritarian nature, evidenced by its imposed strategies, by its homogenising contents and by its centralising model of decision making, despite its explicit discourse of democratic intervention.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333-
dc.date.accessioned2018-12-03T17:38:59Z-
dc.date.available2018-12-03-
dc.date.available2018-12-03T17:38:59Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Formação de Professorespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSerra Branca - Paraíba - PBpt_BR
dc.subjectParâmetros em Açãopt_BR
dc.subjectSistema Municipal de Ensino - Serra Branca-PBpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectEducational Politicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reception of the National Teacher Training Policy 1996 - 2005: The case of the "Parameters in action", in Serra Branca - PB.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de. A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB. 2003. 240f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA APARECIDA EUZÉBIO DE QUEIROZ - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2003.pdfMaria Aparecida Euzébio de Queiroz - Dissertação PPGCS CH 2003.14.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.