Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23383
Title: Um estudo sobre a avaliação de desempenho em uma concessionária de motos da cidade de Campina Grande - PB.
Other Titles: A study on the evaluation of performance in a concessionaire of motions in the city of Campina GrandePB.
???metadata.dc.creator???: MARCELINO, Mayrla Juliana Camelo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias.
Keywords: Avaliação de desempenho - concessionária de motos;Concessionária de motos - Campina Grande - PB;Recursos humanos;Política de recursos humanos;Gestão de pessoas;Método de avaliação de desempenho;Avaliação participativa por objetivos;Motorcycle dealership performance appraisal;Motorcycle dealership - Campina Grande - PB;Human Resources;Human resources policy;People management;Performance evaluation method;Participatory evaluation by objectives
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARCELINO, Mayrla Juliana Camelo. Um estudo sobre a avaliação de desempenho em uma concessionária de motos da cidade de Campina Grande - PB. 2010. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23383
???metadata.dc.description.resumo???: Diante de um cenário econômico turbulento, com a evolução do processo de globalização e a grande complexidade das organizações a necessidade de mudança é constante nas empresas. A partir de ferramentas poderosas tais como a avaliação do desempenho humano, que a empresa passa a identificar os aspectos que necessitam de aprimoramento para alcançar êxito no mercado competitivo atual. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a percepção dos funcionários de uma concessionária de motos situada no município de Campina Grande-PB em relação ás práticas e critérios da avaliação de desempenho. Buscou-se também analisar o grau de satisfação dos funcionários em relação à avaliação do desempenho já realizada na empresa, a avaliação de desempenho que será implementada na empresa e elencar critérios para a mensuração da avaliação de desempenho. Nesta pesquisa, caracterizada como descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário aplicado com os funcionários da concessionária, com o intuito de analisar o desempenho, o desenvolvimento profissional, a satisfação do cliente, as práticas de avaliação do desempenho, o treinamento e desenvolvimento, a comunicação, qualidade de vida dos trabalhadores, liberdade de expressão e critérios de avaliação do desempenho. Com os resultados obtidos observou-se que a empresa estudada encontra-se num bom nível quanto ao processo de avaliação do desempenho, demonstrando bons resultados em todos os itens apresentados no questionário. Obtendo destaque no quesito referente à satisfação do cliente, onde a empresa tem como foco principal o cliente bem como a sua satisfação.
Abstract: Development and companies’ complexity by the globalization process, companies face constant changes in disorderly economic environment. By prevailing tools such as human’s performance assessment, in which the company identify all the aspects to improve and reach success in today's competitive marketplace. This research purposes to evaluate employees’ perception related to the adoption of a performance evaluation procedure of a motorcycle dealership located in Campina GrandePB. It was identified company’s assessment performance practices well as analyzed employee’s degree of satisfaction in relation to assessment performance criteria to measure it. This is an descriptive and case study research, as an instrument of data collection it was applied a questionnaire to the concessionaire’s employees, in order to analyze the performance, professional development, customer satisfaction, the assessment performance practice, training and development, communication, workers’ life quality, freedom of speech and performance assessment criteria. Results demonstrated that the searched company presented good level in the assessing process performance and adequate results in all items listed in the questionnaire. Highlighting customer’s satisfaction as company’s focus.
Keywords: Avaliação de desempenho - concessionária de motos
Concessionária de motos - Campina Grande - PB
Recursos humanos
Política de recursos humanos
Gestão de pessoas
Método de avaliação de desempenho
Avaliação participativa por objetivos
Motorcycle dealership performance appraisal
Motorcycle dealership - Campina Grande - PB
Human Resources
Human resources policy
People management
Performance evaluation method
Participatory evaluation by objectives
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23383
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYRLA JULIANA CAMELO MARCELINO – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010. pdfMayrla Juliana Camelo Marcelino - Relatório de Estágio Administração CH 2010.371.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.