Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2342
Title: DBFIRE: recuperação de documentos relacionados a consultas a banco de dados.
???metadata.dc.creator???: CATÃO, Vladimir Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SAMPAIO, Marcus Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Carlos Eduardo Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Ricardo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAMPELO, Cláudio Elizio Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MOURA, Edleno Silva de.
Keywords: DBFIRE;Recuperação de documentos;Banco de dados;SGBDS;SRIS;Documentos XML;Document retrieval;Database;XML documents
Issue Date: 21-Nov-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CATÃO, V. S. DBFIRE: recuperação de documentos relacionados a consultas a banco de dados. 2014. 132 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Bancos de dados e documentos são comumente mantidos em separado nas organizações, controlados por Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) e Sistemas de Recuperação de Informação (SRIs), respectivamente. Essa separação tem ligação com a natureza dos dados manipulados: estruturados, no primeiro caso; não estruturados, no segundo. Enquanto os SGBDs processam consultas exatas a bancos de dados, os SRIs recuperam documentos com base em buscas por palavras-chave, que são inerentemente imprecisas. Apesar disso, a integração desses sistemas pode resultar em grandes ganhos ao usuário, uma vez que, numa mesma organização, bancos de dados e documentos frequentemente se referem a entidades comuns. Uma das possibilidades de integração é a recuperação de documentos associados a uma dada consulta a banco de dados. Por exemplo, considerando a consulta "Quais os clientes com contratos acima de X reais?", como recuperar documentos que possam estar associados a esta consulta, como os próprios contratos desses clientes, propostas de novas vendas em aberto, entre outros documentos? A solução proposta nesta tese baseia-se numa abordagem especial de expansão de busca para a recuperação de documentos: um conjunto inicial de palavras-chave é expandido com termos potencialmente úteis contidos no resultado de uma consulta a banco de dados; o conjunto de palavras-chave resultante é então enviado a um SRI para a recuperação dos documentos de interesse para a consulta. Propõe-se ainda uma nova forma de ordenação dos termos para expansão: partindo do pressuposto de que uma consulta a banco de dados representa com exatidão a necessidade de informação do usuário, a seleção dos termos é medida por sua difusão ao longo do resultado da consulta. Essa medida é usada não apenas para selecionar os melhores termos, mas também para estabelecer seus pesos relativos na expansão. Para validar o método proposto, foram realizados experimentos em dois domínios distintos, com resultados evidenciando melhorias significativas em termos da recuperação de documentos relacionados às consultas na comparação com outros modelos destacados na literatura.
Keywords: DBFIRE
Recuperação de documentos
Banco de dados
SGBDS
SRIS
Documentos XML
Document retrieval
Database
XML documents
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
Metodologia e Técnicas da Computação
Banco de Dados
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2342
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VLADIMIR SOARES CATÃO – TESE (PPGCC) 2014.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.