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dc.creator.IDLIMA NETO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, F. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865151397795312pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Fernanda Ferreira dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, F. F.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA JÚNIOR, Josean da Silva.-
dc.contributor.referee2IDLIMA JÚNIOR, J. S.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2021.tccmon.limaneto-
dc.description.resumoAs empresas sempre buscam formas alternativas para aumentar suas margens de lucro e eficiência no mercado. Para que isso seja possível, elas precisam além de possuir preços competitivos com o mercado, reduzir a grande quantidade de erros, retrabalhos e produtos avariados, mas de uma forma que não gere muitos custos e não afete a imagem da empresa, visando então ter a maior qualidade de seus produtos. A crescente exigência pela qualidade nos produtos e serviços é decorrente do aumento da concorrência, já que, atualmente, as empresas veem a qualidade como uma estratégia para não pôr em risco a sobrevivência da organização, portanto, com o objetivo de adequar processos para que atinjam as exigências das organizações e de seus clientes, as ferramentas da qualidade, conseguem alto desempenho através das definições, análises, medidas e sugestões de soluções. Diante disso, o estudo teve como objetivo aplicar as ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil. A metodologia deu-se através de um estudo de caso, com visitas in loco. A coleta dos dados decorreu através da folha de verificação, com intuito de analisar as causas mais críticas envolvidas no processo. Utilizou-se das ferramentas Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto e do 5W2H para desenvolver um plano de ação. Diante disso, os resultados obtidos demonstram impactos significativos como produtos não conformes e retrabalhos que geram custos para a empresa bem como queda de produtividade. Deste modo, a partir das análises das folhas de verificação, identificou-se que o setor de acabamento gera 39% dos problemas registrados, especificamente nos elásticos dos shorts. Com isso, o Diagrama de Ishikawa auxiliou a entender a problemática e junto com o 5W1H e o fluxograma, gerou-se um plano de ação, com análises em diversos setores da empresa. Como melhorias do processo, sugeriu-se reajustar o fluxo produtivo da montagem final, afim de evitar que os erros cheguem no acabamento da peça ou que eventualmente podem chegar até o cliente final.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAplicação das ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil.pt_BR
dc.date.issued2021-10-26-
dc.description.abstractCompanies are always looking for alternative ways to increase their profit margins and market efficiency. For this to be possible, they need, in addition to having prices that are competitive with the market, to reduce the large amount of errors, rework and damaged products, but in a way that does not generate too many costs and does not affect the company's image, so as to have the higher quality of its products. The growing demand for quality in products and services is due to increased competition, as companies currently see quality as a strategy not to jeopardize the survival of the organization, therefore, with the objective of adapting processes to achieve the requirements of organizations and their customers, the quality tools, achieve high performance through definitions, analyses, measures and suggestions for solutions. Therefore, the study aimed to apply quality tools to improve processes in a company in the textile sector. The methodology was carried out through a case study, with onsite visits. The collection of quantitative data took place through the verification sheet in order to analyze the most critical causes involved in the process. We used the tools Ishikawa Diagram, Pareto Chart and the 5W2H to develop an action plan. Therefore, the results obtained demonstrate significant impacts such as non-conforming products and rework that generate costs for the company as well as a drop in productivity. In this way, the verification sheets generated in the finishing were analyzed, where 39% of the problems registered were in the elastics of the shorts, with this the Ishikawa Diagram helped to understand the problem and together with the 5W1H and flowchart, an action plan was generated, which generated analyzes in various sectors of the company, one of the improvements was to readjust the production flow of the Final Assembly, in order to prevent errors from reaching the Finishing, aiming to reduce them, which may eventually reach the end customer.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23422-
dc.date.accessioned2022-01-31T17:49:18Z-
dc.date.available2022-01-31-
dc.date.available2022-01-31T17:49:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subjectQualidade – empresa do setor têxtilpt_BR
dc.subjectGráfico de Paretopt_BR
dc.subjectFluxogramapt_BR
dc.subjectDiagrama de causa e efeitopt_BR
dc.subjectFolha de verificaçãopt_BR
dc.subjectDiagrama de Ishikawapt_BR
dc.subjectMétodo 5W2Hpt_BR
dc.subjectSetor têxtil – ferramentas da qualidadept_BR
dc.subjectQuality toolspt_BR
dc.subjectQuality – company in the textile sectorpt_BR
dc.subjectPareto's chartpt_BR
dc.subjectFlowchartpt_BR
dc.subjectCause and Effect Diagrampt_BR
dc.subjectCheck sheetpt_BR
dc.subjectIshikawa diagrampt_BR
dc.subject5W2H methodpt_BR
dc.subjectTextile sector – quality toolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA NETO, José Silvino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplication of quality tools to improve processes in a company in the textile sector.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA NETO, José Silvino de. Aplicação das ferramentas da qualidade para melhoria dos processos em uma empresa do setor têxtil. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23422pt_BR
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