Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
Title: Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
Other Titles: Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021).
???metadata.dc.creator???: POLICARPO, Natacha Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Damiana de Matos Costa.
Keywords: Ensino de História;Residência Pedagógica - História;Ensino remoto;Formação de professores - História;Prática docente - História;Programa Residência Pedagógica;Relato de experiência;Narrativa autobiográfica;Pedagogia libertadora – Paulo Freire;Currículo;History teaching;Pedagogical Residency - History;Remote teaching;Teacher training - History;Teaching practice - History;Pedagogical Residency Program;Experience report;Autobiographical narrative;Liberating Pedagogy – Paulo Freire;Resume
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico.
Keywords: Ensino de História
Residência Pedagógica - História
Ensino remoto
Formação de professores - História
Prática docente - História
Programa Residência Pedagógica
Relato de experiência
Narrativa autobiográfica
Pedagogia libertadora – Paulo Freire
Currículo
History teaching
Pedagogical Residency - History
Remote teaching
Teacher training - History
Teaching practice - History
Pedagogical Residency Program
Experience report
Autobiographical narrative
Liberating Pedagogy – Paulo Freire
Resume
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATACHA AGUIAR POLICARPO - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdfNatacha Aguiar Policarpo - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021919.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.