Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | POLICARPO, N. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4624156062436003 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAVALCANTI, S. L. O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | - |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Damiana de Matos Costa. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T17:48:43Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03 | - |
dc.date.available | 2022-02-03T17:48:43Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - História | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - História | pt_BR |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia libertadora – Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency - History | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - History | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency Program | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | Autobiographical narrative | pt_BR |
dc.subject | Liberating Pedagogy – Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Resume | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | POLICARPO, Natacha Aguiar. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021). | pt_BR |
dc.identifier.citation | POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NATACHA AGUIAR POLICARPO - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdf | Natacha Aguiar Policarpo - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021 | 919.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.