Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445
Title: | Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
Other Titles: | Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021). |
???metadata.dc.creator???: | POLICARPO, Natacha Aguiar. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SANTOS, Damiana de Matos Costa. |
Keywords: | Ensino de História;Residência Pedagógica - História;Ensino remoto;Formação de professores - História;Prática docente - História;Programa Residência Pedagógica;Relato de experiência;Narrativa autobiográfica;Pedagogia libertadora – Paulo Freire;Currículo;History teaching;Pedagogical Residency - History;Remote teaching;Teacher training - History;Teaching practice - History;Pedagogical Residency Program;Experience report;Autobiographical narrative;Liberating Pedagogy – Paulo Freire;Resume |
Issue Date: | Oct-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico. |
Keywords: | Ensino de História Residência Pedagógica - História Ensino remoto Formação de professores - História Prática docente - História Programa Residência Pedagógica Relato de experiência Narrativa autobiográfica Pedagogia libertadora – Paulo Freire Currículo History teaching Pedagogical Residency - History Remote teaching Teacher training - History Teaching practice - History Pedagogical Residency Program Experience report Autobiographical narrative Liberating Pedagogy – Paulo Freire Resume |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NATACHA AGUIAR POLICARPO - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdf | Natacha Aguiar Policarpo - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTÓRIA CH 2021 | 919.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.