Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23446
Title: A sala de aula invertida no ensino de História no contexto da pandemia da Covid-19: um relato de experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.
Other Titles: A sala de aula invertida no ensino de História no contexto da pandemia da Covid-19: um relato de experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Arielle Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Ensino de História;Pandemia de Covid – 19 e ensino de História;Relato de experiência;Pedagogia Histórico Crítica;Sala de aula invertida;Ensino remoto emergencial;Formação docente – História;History teaching;Covid-19 Pandemic and History Teaching;Experience report;Historical Critical Pedagogy;Flipped classroom;Emergency remote teaching;Teacher training - History
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Arielle Barbosa. A sala de aula invertida no ensino de História no contexto da pandemia da Covid-19: um relato de experiência a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2021. 96f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23446
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo principal narrar e refletir minha experiência de formação, desde o ensino básico até o ensino superior, passando pelo processo de Prática de Ensino. A Biografia Educativa tem como finalidade refletir as aprendizagens e transformações do ser-sujeito no sentido retrospectivo e prospectivo da sua narrativa de vida sobre sua formação. As direções metodológicas da autorreflexão elaborada, parte das interrogações e contribuições de Marie-Christine Josso, que permite reflexões para uma invenção de si. O Relato de Experiência docente tem como recorte a sala de aula via Ensino Remoto Emergencial, no mês de abril de 2021, onde ocorreu o estágio em História na Escola Cidadã Integral Conselheiro José Braz do Rêgo, na cidade paraibana de Boqueirão. Neste Relato, o objeto principal de análise foi a prática das metodologias de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica, a partir de Gasparin, e da Sala de Aula Invertida, de Jonathan Bergmann e Aaron Sams. Mesmo sendo pensadas a partir de lugares e tempos diferentes, foi possível trazer convergências e contribuições dos métodos, assim como observar limitações e dificuldades do contexto. O trabalho traz o cotidiano de ensino-aprendizagem para o centro da reflexão, debatendo o papel dos sujeitos aprendentes para a construção da aula no sentido de transformação social. Através da interpretação docente dos depoimentos, opiniões e conhecimentos dos estudantes, levantados a partir de formulários do pré e pós-aula e a avaliação, que se caracterizou por uma produção textual, foi possível corroborar minha análise da experiência docente com as metodologias no recorte histórico em que se insere, no sentido de subjetividade e reflexividade.
Abstract: This work has the main objective to narrate and reflect my learning experience, from basic education to higher education, passing through the process of Teaching Practice. The Educational Biography aims to reflect the learning and transformations of the beingsubject in the retrospective and prospective sense of his life narrative about his formation. The methodological directions of the elaborated selfreflection, part of the questions and contributions of MarieChristine Josso, which allows reflections for an invention of the self. The teaching experience report is based on the classroom via Emergency Remote Teaching, in April 2021, where the internship in History place at Escola Cidadã Integral Conselheiro José Braz do Rêgo, in the town of Boqueirão, Paraíba. In this report, the main object of analysis was the practice of teaching methodologies of HistoricalCritical Pedagogy, based on Gasparin, and the Inverted Classroom, by Jonathan Bergmann and Aaron Sams. Even being thought from different places and times, it was possible to bring convergences and contributions of the methods, as well as to observe limitations and difficulties in the context. The work brings the teachinglearning routine to the center of the reflection, debating the role of the learning subjects in the construction of the class towards social transformation. Through the teacher's interpretation of the testimonies, opinions and knowledge of students, raised from preand postclass forms and the test, which was characterized by a textual production, it was possible to corroborate my analysis of the teaching experience with the methodologies in the historical outline in which it is inserted, in the sense of subjectivity and reflexivity.
Keywords: Ensino de História
Pandemia de Covid – 19 e ensino de História
Relato de experiência
Pedagogia Histórico Crítica
Sala de aula invertida
Ensino remoto emergencial
Formação docente – História
History teaching
Covid-19 Pandemic and History Teaching
Experience report
Historical Critical Pedagogy
Flipped classroom
Emergency remote teaching
Teacher training - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23446
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARIELLE BARBOSA FERREIRA - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdfArielle Barbosa Ferreira - TCC Monografia Lic História CH 2021.3.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.