Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
Title: A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia.
Other Titles: The transformation of the home into a work environment - the (re)signification of being a teacher in times of pandemic.
???metadata.dc.creator???: PEQUENO, Dênis Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NÓBREGA, Débora Deyse Laurindo.
Keywords: Ensino de História;Pandemia de Covid – 19 e ensino de História;Relato de experiência;Ensino remoto emergencial;Formação docente – História;Prática de ensino de História;Lar como sala de aula;Videoaula;History Teaching;Covid-19 Pandemic and History teachin;Experience report;Teaching emergency remote;Teacher training – History;History teaching practice;Home as a classroom;Video lesson
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEQUENO, Dênis Barbosa. A transformação do lar num ambiente de trabalho - a (res)significação do ser professor em tempos de pandemia. 2021. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
???metadata.dc.description.resumo???: Neste relato de experiencia meu objetivo é problematizar as atividades desenvolvidas na Pratica de Ensino de História da Universidade Federal de Campina Grande no semestre de 2020.1. A escolha desta proposta de trabalho está relacionada a necessidade/importância social e acadêmica de refletir sobre o lugar do professor no Ensino Remoto e o processo de sua ressignificação, onde o lar se transforma em seu ambiente de trabalho. Observo que enquanto professor pude me ressignificar, por mais que os processos para as aulas presenciais ou remotas sejam os mesmos no quesito planejamento acabaram tornando o seu lar em seu ambiente de trabalho. Para a construção desta narrativa a documentação selecionada consta de fotografias e formulários. Para concretização desta pesquisa dialogamos com alguns autores, a exemplo de Jorge Larrosa Bondía, Michel Foucault e Philippe Artières com suas reflexões sobre o saber da experiência, escrita de si e arquivar a própria vida; também nos aproximamos dos estudos de Paulo Freire a acerca da educação, Ana Maria Mauad com o método de análise das fotografias. Augustin Escolano sobre estudos da arquitetura escolar.
Keywords: Ensino de História
Pandemia de Covid – 19 e ensino de História
Relato de experiência
Ensino remoto emergencial
Formação docente – História
Prática de ensino de História
Lar como sala de aula
Videoaula
History Teaching
Covid-19 Pandemic and History teachin
Experience report
Teaching emergency remote
Teacher training – History
History teaching practice
Home as a classroom
Video lesson
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23447
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÊNIS BARBOSA PEQUENO - TCC MONOGRAFIA LIC. HISTORIA CH 2021.pdfDênis Barbosa Pequeno - TCC Monografia Lic. História CH 2021.2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.