Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
Title: Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB).
Other Titles: Experience report in Rural Education: the extension of PET História at Escola Paulo Freire do Settlement Oziel Pereira (Remígio-PB).
???metadata.dc.creator???: GABRIEL, Marcos Naadison.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AIRES, José Luciano de Queiroz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Roberta dos Santos.
Keywords: Educação do Campo;Relato de experiência;Educação emancipatória;Direitos educacionais;PET História - UFCG;Formação docente - História;Escola Paulo Freire – Remígio - PB;Assentamento Oziel Pereira – Remígio - PB;Field Education;Experience report;Emancipatory education;Educational rights;PET History - UFCG;Teacher training - History;Paulo Freire School – Remígio - PB;Oziel Settlement Pereira – Remígio – PB
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GABRIEL, Marcos Naadison. Relato de experiência na Educação do Campo: a extensão do PET História na Escola Paulo Freire do Assentamento Oziel Pereira (Remígio- PB). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso – Relato de Experiência (Curso de Licenciatura em História) Universidade Federal de Campina Grande; Centro de Humanidades. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
???metadata.dc.description.resumo???: Este relato de experiência busca analisar um projeto de extensão na escola da comunidade do Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio-PB do ano de 2017 a 2019. A escolha da extensão foi motivada pelo Programa de Educação Tutorial de História, PET História que desde 2017 vem realizando esse projeto político pedagógico, tendo como objetivo levar uma educação emancipatória dentro do prisma do conceito de Educação do Campo. Com isso, este trabalho se apresenta como experiência para a formação de professor, na qual trago como objetivo o relato e a análise da experiência adquirida no processo de ensino aprendizagem do PET na escola do campo. Dessa forma, a metodologia utilizada foram a partir das pesquisas e dos debates de leituras sobre Educação do Campo e de um ensino contextualizado no programa, utilizando os Marcos Normativos da Educação do Campo, as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas escolas do campo, como também as produções de materiais produzidos e colhidos durante a extensão. Logo, para concretizar o trabalho dialogamos com os conceitos de educação do campo em autores como Miguel Arroyo e Roseli Salete Caldart, e de práticas pedagógicas e educação popular de Paulo Freire.
Keywords: Educação do Campo
Relato de experiência
Educação emancipatória
Direitos educacionais
PET História - UFCG
Formação docente - História
Escola Paulo Freire – Remígio - PB
Assentamento Oziel Pereira – Remígio - PB
Field Education
Experience report
Emancipatory education
Educational rights
PET History - UFCG
Teacher training - History
Paulo Freire School – Remígio - PB
Oziel Settlement Pereira – Remígio – PB
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23461
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS NAADISON GABRIEL - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdfMarcos Naadison Gabriel - Relato de Experiência Lic. História CH 2021.1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.