Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
Title: Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
Other Titles: Student trajectory between the years 2006 to 2021: friendships, challenges and resistances, self-writing and teacher training in History.
???metadata.dc.creator???: CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Formação docente - História;Trajetória discente;Formação docente - História;Relato de experiência;Prática de ensino de História;Pedagogia da amizade;Residência Pedagógica;Escrita de si;Ensino de História;Docência;Programa Residência Pedagógica;Teacher training - History;Student trajectory;Teacher training - History;Experience report;History teaching practice;Friendship pedagogy;Pedagogical Residency;Writing yourself;History teaching;Teaching;Pedagogical Residency Program
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
???metadata.dc.description.resumo???: O presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico ­teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar.
Keywords: Formação docente - História
Trajetória discente
Formação docente - História
Relato de experiência
Prática de ensino de História
Pedagogia da amizade
Residência Pedagógica
Escrita de si
Ensino de História
Docência
Programa Residência Pedagógica
Teacher training - History
Student trajectory
Teacher training - History
Experience report
History teaching practice
Friendship pedagogy
Pedagogical Residency
Writing yourself
History teaching
Teaching
Pedagogical Residency Program
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WENDY NICOLLAS DINIZ CIBALDE - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 2021.pdfWendy Nicollas Diniz Cibalde - RELATO DE EXPERIÊNCIA LIC. HISTÓRIA CH 20212.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.